Dom Bernado Johannes Bahlmann, bispo de Óbidos-PA e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 2, completa 58 anos de vida nesta segunda-feira, 10. A data será celebrada em sua Diocese com Santa Missa Solene na Catedral de Sant’Ana, em Óbidos, às 18h. Vários sacerdotes, religiosas, seminaristas e o povo de Deus, em geral, devem participar da celebração.
Dom Bernardo acaba de retornar do Suriname onde abriu frentes de missão da Comunidade Obra de Maria. O bispo representou a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da CNBB.
Vida – O franciscano Bernardo Johannes Bahlmann nasceu em Vibesk, na Alemanha, em 10 de dezembro de 1960. Chegou ao Brasil com 23 anos de idade, em agosto de 1983. Toda sua formação a partir do postulantado e noviciado foi no Brasil, respectivamente nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Emitiu os votos simples em 04 de outubro de 1991. Foi ordenado Diácono em 07 de dezembro de 1995. A ordenação sacerdotal ocorreu em 12 de julho de 1997, em Vibesk, sua cidade natal localizada no estado alemão da Baixa Saxônia.
Como sacerdote franciscano trabalhou e exerceu diversos cargos na Província da Imaculada Conceição do Brasil, circunscrição da Ordem dos Frades Menores e que está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
O Papa Bento XVI anunciou a nomeação de Frei Johannes Bernhard Bahlmann como bispo para a Prelazia de Óbidos, no Pará, em 28 de janeiro de 2009.
Foi ordenado bispo no dia 9 de maio de 2009, na Catedral de São Paulo, em Münster, na Alemanha. O principal sagrante foi o bispo de Münster, Dom Felix Genn, acompanhado de 14 bispos.
Em Missa campal no dia 23 de maio do mesmo ano, dom Bernardo assumiu a então Prelazia de Óbidos que alguns anos depois tornou-se Diocese.
Desde 2016, Dom Bernardo preside a CNBB Regional Norte 2 que compreende os estados do Pará e Amapá. O bispo também acompanha o COMIRE (Conselho Missionário Regional).