No último sábado, 1º, a Diocese de Ponta de Pedras acolheu dois novos Diáconos Permanentes para o serviço pastoral daquela Igreja particular. Adalberto Gouvêa e Hamilton Ferreira entram para a história da Igreja Católica no Marajó como os primeiros diáconos permanentes. A formação inciada em 2016 foi feita na Escola Diaconal “Dom João Gazza”, da Diocese de Abaetetuba-PA.
Hamilton é casado há 25 anos com Rosangela Silva e tem três filhos; Adalberto mantém um matrimonio há 32 anos com Lilian Tavares Gouvea, tendo também três filhos.
A celebração eucarística começou às 09h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Teodoro Mendes Tavares. Vários sacerdotes da diocese e diáconos vindos de outras dioceses participaram da celebração.
Após a proclamação do Evangelho, os candidatos foram apresentados ao bispo que manifestou sua acolhida e interrogou sobre a dignidade dos candidatos. Após a apresentação, o bispo proferiu a sua homilia, na qual ressaltou a importância do evento para a história da diocese, além de ter refletido sobre as origens do diaconato e sobre a missão dos que recebem o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que se sintetiza no serviço da liturgia, da palavra e da caridade.
Após a homilia, o bispo interrogou os candidatos sobre suas disposições para o ministério. Após esse momento, entoou-se a ladainha de todos os santos, através da qual se implorou a intercessão dos santos pelos pré-diáconos. Em seguida, o bispo impôs as mãos e rezou a oração consecratória sobre os candidatos que, logo depois, foram revestidos com as vestes diaconais. Por fim, foi realizado o rito da entrega do livro dos Evangelhos para os candidatos, simbolizando o compromisso assumida com a pregação da Palavra e com o testemunho do que se prega.
Nos ritos que se seguiram, os já diáconos exerceram seus ofícios na liturgia da missa. Ao término da celebração, foram feitos os devidos agradecimentos e lidas as provisões dos diáconos e ata da celebração.
Os diáconos Hamilton e Adalberto fazem parte da primeira turma de candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Ponta de Pedras junto com mais três candidatos de Ponta de Pedras e dois de Muaná. Após a ordenação, o diácono Hamilton foi nomeado coordenador da Cáritas Diocesana, enquanto o diácono Adalberto foi nomeado coordenador da Pastoral Familiar.