Texto: PJ Regional N2
Imagens / Arquivo: Arlefe Noite
Entre os dias 29/04 a 05/05, foi realizado em Brasília/DF, o Evento da JCoR Brasil em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) junto com a Conferência Latino Americana de Religiosos (CLAR). O evento teve participação de religiosos(as), leigos(as), lideranças das conferências e entidades participativas no meio da advocacia política. A Pastoral da Juventude Nacional esteve representada por jovens de todas as Regionais.
Representando a PJ Norte 2, esteve presente o Jovem Arlefe Noite “O encontro proporcionou momentos de escultas das realidades dos regionais frente as problemáticas dos desafios da assembleia eclesial, aberturas socioculturais, perdas ecológicas, brechas de aprendizagem e direção, economia excludente bem como as feridas e dores da comunidade, povo de Deus”, disse o jovem
Durante o encontro foi trabalhado a escuta na perspectiva da Assembleia Eclesial da AL ao Sínodo da Sinodalidade, momento que proporcionou as construções para os Conflitos e Oportunidades sobre as realidades que estavam sendo apresentadas sobre a ótica da esculta. Arlefe afirmou, ainda que, “Houveram muitas denúncias frente as escultas feitas de cada uma das realidades, sobre diversos pontos: Economia que Mata; Povos Originários; Estrutura Patriarcal; Desigualdade Social; Racismo Estrutural, abuso/assédio sexual dentro da Igreja, etc”.
Após os momentos de escultas os presentes puderam discernir sobre as temáticas da opção preferencial pelos pobres, ecologia integral, pacto educativo, crises climáticas antropogênica, crianças em situação de vulnerabilidade social, lições da sindemia, opção pela terra, espiritualidade ecológica, tudo baseado nos documentos e encíclicas do Magistério do Papa Francisco. Assim, como também, foram apontados alguns horizontes das conferências religiosas e o compromisso que as mesmas assumem e assumirão a partir de todas as escultas proporcionadas pelo evento da JCoR Brasil.
Pastoral da Juventude
A Pastoral da Juventude também fez parte das construções de diálogos sobre tais temáticas trazendo o rosto jovem para dentro de todo esses processos. Enquanto jovens de todo o regional, que a CRB a nível local, assim como a nível nacional, sempre é uma amiga dentro do processo de evangelização da juventude. Já são várias décadas de parcerias e afetos construídos ao longo de 50 anos. A PJ assume a opção preferencial pelo cuidado aos pobres, marginalizados, povos originários, por uma economia na ótica de Francisco e Clara; por tudo aquilo que é de direito do ser Humano visando sempre a construção do Bem Viver nesse processo de Construção do Reino de Deus, que sempre é Libertador.