por Vívian Marler
Pascom CNBB N2

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Norte 2, CNBBN2 juntamente com a Rede Eclesial Pan-Amazônia, REPAM – Brasil, realizaram no final de semana passado (de 5 a 7) o primeiro módulo do Curso Amazônia no Caminho Sinodal. O módulo inicial teve como objetivo aprofundar os conhecimentos, dos cerca de vinte e cinco participantes, sobre a Encíclica Laudato Sí, o documento final do Sínodo da Amazônia, além de discutir os caminhos para uma Igreja Sinodal.


Na primeira noite padre, xaveriano, Pedro Saul Alvarez aprofundou-se na Introdução à Encíclica Laudato Si’ através do filme ‘A Carta’ gerando após um debate com os presentes sobre a realidade amazonida e apresentando a realidade “Através da imagem de uma árvore eu quis fazer esta apresentação global sobre a carta Laudato Si, como o Papa Francisco cita no capítulo terceiro. A comparação das raízes com tudo que estamos vivendo, e a comparação dos frutos com a degradação ambiental fazendo com que o mundo vire um lixão; assim como quando nós vemos a natureza como mercadoria, onde não se tem ética, não se tem filosofia, não se tem rumo. Este vídeo nos fez refletir sobre a nossa fé, que pode iluminar as folhas de uma árvore, que pode alimentar e gerar uma ecologia integral que envolve uma relação com Deus, com a natureza, com todos e comigo mesmo”, disse padre Saul, que ao final de sua explanação provocou todos os presentes sobre esta realidade e sobre a forma como cada um está ajudando a mudar esta situação em sua comunidade.

Durante o sábado professor Manoel Tourinho, da UFRA e a Irmã, Xaveriana, Tea Grigerio focaram as explanações na Tecnologia, Ecologia e Espritualidade. “Sem dúvida alguma a crise climática global, que é uma das preocupações do Papa, tem por trás do excesso de tecnologia, que pressiona os recursos naturais, através do consumo exacerbado e isso precisa ser controlado. E para atenuar esta crise é necessário apresentar esta realidade e com isso reunir grupos que possam multiplicar este conhecimento na busca de uma resposta positiva a esta preocupação”, explicou professor Tourinho.

 

 

O tema explanado por Irmã Tea Grigerio ‘Conversão Integral, Ecologia e Espiritualidade Ecológica’ a levou a instigar os presentes na busca de colocar em prática os ensinamentos da Laudato Sí “Pretendi dar pistas aos cursistas, para que eles pudessem se aprofundar nesta reflexão e a partir de então, através dos conceitos se aprofundar e criar novos paradigmas para que possam ter suas conversões pessoais e a partir de então influenciar os grupos de suas comunidades, não apenas para dividir as ideias, mas coloca-las em práticas”, disse Irmã Tea.

 


‘As ações Comunitárias/ pastorais a partir da Laudato Si’ levou a professora Fátima Fonseca, no último dia do curso a mexer com o interior dos participantes “Pensamos para finalizar o curso de uma forma que as pessoas pudessem sair com a certeza que são peças essenciais para ampliar e realizar os conhecimentos adquiridos. Porque há uma compreensão em nossa espiritualidade que o Reino de Deus é como um grão de mostarda, que quando cresce se transforma em uma grande árvore, que dá sombra e frutos, e o instrumento Laudato Sí é um mecanismo que nos faz repensar em nossa própria vida e no que queremos deixar para as futuras gerações”, finalizou professora Fátima.

O curso Curso ‘Amazônia no Caminho Sinodal’ é composto por quatro módulos independentes, ou seja, não precisa ter se inscrito no módulo I para participar dos demais. O próximo acontecerá de 2 a 4 de junho com o tema ‘O Sinodo da Amazônia e os Novos Caminhos para o Bem Viver’; o módulo III acontecerá de 25 a 27 de agosto com o tema ‘Sonhar em Mutirão para a Querida Amazônia’ e o quarto módulo em setembro (1º e 2) irá abordar os ‘Desafios para o Caminho Sinodal’.

Mais informações sobre inscrições pelo whatsapp (91) 98416.8812 ou através deste site e/ou nossas mídias sociais @cnbbn2 no instagram/facebook.