
por Paulo Queiroz
O segundo dia de encontro com os Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024), em Belém-PA, realizado e sediado pelo Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi marcado por debates, formações, cantos e celebrações de Fraternidade e Amizade Social, com participações conceituadas nomeadamente do Padre Nazareno Carvalho, responsável pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Norte 2, Padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB e de Dom Paulo Andreolli, Bispo da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
O tema central do dia foi baseado no objetivo da campanha e na metodologia do “Ver” e Iluminar (Julgar), elementos próprios da Identidade da CF, nortearam as discussões ao longo do dia, evidenciando a importância dos multiplicadores criarem hábitos de comunhão.
Padre Nazareno Carvalho falou sobre o Objetivo da Cf 2024, que é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promover e fortalecer os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
“Temos uma série de objetivos menores que são luzes para aquilo que nós vamos fazer onde nós estamos atuando, e são esses objetivos que vamos tentar traduzir para a realidade do Regional Norte 2. O primeiro ponto é tomar consciência, entender e analisar as diversas formas de mentalidade de indiferença postas em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na vida religiosa” disse Padre Nazareno, ao clarificar os nove objetivos específicos da CF 2024 presentes no Texto-Base.
Observando o cenário das enfermidades sociais que assolam o mundo causadas por uma única doença da sociedade atual, a Alterofobia, Padre Nazareno inicia a formação da primeira metodologia da CF, o “Ver”. Dividida em três pontos: “Ver que preocupa”, “Ver que dá esperança” e o “Ver o horizonte”.
No Ver que preocupa, disse o padre: “Precisamos enxergar a Indiferença ao ignorar o outro, a Intolerância ao eliminar o diferente e a Competição ao eliminar o improdutivo. Devemos deixar de lado os grupos fechados, ‘nós’ contraposto ao mundo, quando na verdade somos todos um único nós”.
Tendo em vista que o ímpeto da comunicação, fraternidade, diálogo e amizade social estão escritos em nossa natureza, deve-se manter o diálogo e conexão pelas tecnologias de comunicação e a disposição a solidariedade e à partilha. Pensar e agir em termos de comunidade, sempre levando em conta que a vida de todos/as está acima da apropriação dos bens de alguns. Lutar contra as causas estruturais da pobreza e fazer face aos efeitos destrutivos do dinheiro são todos elementos que fazem parte da Solidariedade, destacou o padre ao falar sobre o Ver que dá esperança.
Outro ponto abordado, o Ver o horizonte, Padre Nazareno destacou a essência trinitária que faz parte da humanidade: “Viemos da trindade e para Ela voltaremos” e destacou “Isolamento não, proximidade sim. Cultura do confronto não, cultura do encontro sim. Aprendamos com a Trindade, comunidade perfeita, na qual somos imagem e semelhança.”
Um dos momentos aguardados do dia foi a palestra sobre a metodologia “Iluminar (julgar)”, ministrada pelo Padre Jean Poul Hansen. O debate enfatizou a importância da luta contra o Hiperindividualismo, seguindo um caminho de remissão.
“Nós vivemos em uma sociedade doente! Não somos médicos, mas precisamos ter esta consciência, a nossa sociedade está adoecida, gravemente adoecida e se ela não se tratar ela vai pôr fim a si mesma. Essa doença, da nossa sociedade, é tão grave que ela conduz à morte, porém há tratamento! Existe um remédio, mas é preciso encarar com determinação o tratamento.” disse Padre Jean ao se referir a Alterofobia, termo utilizado no Texto-Base da Cf 2024.
“Alterofobia é o câncer da sociedade hoje”, disse o padre, “É o medo a rejeição, é a aversão a tudo aquilo que é o ‘Outro’, a tudo aquilo que não sou ‘eu mesmo’, a tudo aquilo que é diferente de mim, ou do meu modo de ver as coisas. Ela surge da individualidade que é positiva. Nós não somos uma massa, nós somos indivíduos e Deus nos conhece pelo nome! Cada um de nós é irrepetível, isso é, cada sujeito tem seu papel, cada um é uma pessoa. A Alterofobia é justamente o inchaço dessa individualidade”.
Padre Jean destacou ainda que a Igreja no Brasil quer fazer nesta Quaresma de 2024 um verdadeiro caminho de reconciliação consigo, com o próximo e com o mundo e assim se reconciliar com Deus, pois Ele não é a favor dessa divisão. Destacou ainda a necessidade de aperfeiçoar a “Cultura Vocacional”, e utilizar mais o termo vocacionado, pois todos são chamados e enviados. A primeira vocação e a vida, e o batismo é a fonte de todas as vocações.
Durante o encontro Padre Jean fez uma convocação a entronização da Palavra de Deus, convidando os participantes a reverenciar a Palavra. Momento especial e dinâmico do encontro, onde a bíblia foi passada, a cada um, com o canto tradicional da Igreja no Brasil dedicado a ela. No final do gesto, a palavra, foi colocada no centro do círculo dos multiplicadores com uma vela simbolizando a luz, pois “o Iluminar (julgar) é sempre acolher a luz da Palavra de Deus, que está presente na tradição, na escritura e no magistério”, destacou o padre.
Também foi lido um trecho capitulo 23 do evangelho do livro de Mateus, o texto que ilumina o Lema da Cf 2024, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) e com ele o padre fez uma reflexão destacado o 3 (terceiro) versículo “Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem”, destacando a hipocrisia da época dos Fariseus. Que nesta CF, deve-se lembrar que todos são irmãos e deve-se repudiar a hipocrisia do falar e não fazer o que prega.
Em virtude do encontro Dom Paulo Andreolli deixou uma palavra de motivação e fez um convite a todos os participantes: “Temos a responsabilidade de levar este conhecimento e a responsabilidade de multiplicá-lo e articular. Teremos em Belém no dia 20 de janeiro uma formação exclusivamente para a Arquidiocese de Belém. Convidamos 5 (Cinco) representantes por paróquia. Teremos uma formação na mesma linha para que nós sejamos multiplicadores deste conhecimento. Quem conhece ama, quem ama cuida, renovo minha gratidão a você (Padre Jean) e todos que estão participando e que o Espirito Santo nos conduza”.
Ao final do encontro, Padre Jean Poul Hansen fez um breve resumo sobre o Iluminar(Julgar), e em seguida Padre Nazareno Carvalho presidiu a Celebração Eucarística que coroou este momento formativo. O Encontro terminará no dia 18 de novembro com a abordagem da última metodologia o “Agir” que também será ministrada pelo, assessor de campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen.
Notícias
BISPOS DA AMAZÔNIA SE REÚNEM EM BOGOTÁ PARA FORTALECER IGREJA SINODAL E COMPROMISSO COM A AMAZÔNIA
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Inicia hoje (17) e estende-se até o próximo dia 20, na cidade de Bogotá, na Colômbia, o ‘Encontro de Bispos da Amazônia’ que reúne os bispos das jurisdições eclesiais amazônicas dos nove países...
PEREGRINAÇÕES JUBILARES DO ANO SANTO NA DIOCESE DE CASTANHAL
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal fotos de Gildo Solano, Jaya e Boni / TV Mãe de Deus Castanhal Jubileu dos Seminaristas “Hoje, não sois apenas peregrinos, mas, também, testemunhas de esperança; vós dais testemunho dela a mim e a todos, porque vos...
COMISSÃO PARA A JUVENTUDE APRESENTA CARTAZ E SUBSÍDIO PARA O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2025
por Jovens Conectados A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o cartaz e o subsídio preparatório para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2025. A celebração acontecerá em 19 de outubro; no entanto, algumas...
SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO: PAPA LEÃO XIV INSPIRA ESPERANÇA EM HOMILIA JUBILAR
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação Regional Norte 2 da CNBB Nesta sexta-feira (15), na Praça da Liberdade, em Castel Gandolfo, em Roma, Papa Leão XIV, m celebração à Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, ofereceu uma reflexão profunda sobre esperança e...
DIOCESE DE MARABÁ REALIZA ‘CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE’ PARA O CLERO E RELIGIOSOS
por Barbara Marina / Pascom Diocese de Marabá A Diocese de Marabá realizou no período de 11 e 14 de agosto, na Casa de Retiros Sagrado Coração de Jesus, em Marabá (PA), o ‘Curso de Formação Permanente’, sob o tema ‘Catequese e Liturgia na perspectiva da...
CULTURA DIGITAL E IA SÃO DESTAQUES NA FORMAÇÃO DO CLERO ARQUIDIOCESANO
por Assessoria de Comunicação / Arquidiocese de Santarém A 'Semana Teológica da Arquidiocese de Santarém' que ocorreu de 11 a 14 deste mês, no centro de formação Emaús, em Santarém, contou com a presença de padres e diáconos permanentes, e do arcebispo metropolitano,...
GRUPO MISSIONÁRIO REALIZA O ‘LOUVOR E ADORAÇÃO COM A JUVENTUDE’ EM BELÉM
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Acontece hoje (14/8), às 19h30, na Paróquia Santuário de São Judas Tadeu, na Alcindo Cancela, bairro da Condor, em Belém (PA) o ‘Louvor e Adoração com a Juventude’. O evento que tem como...
PASTORAL DA JUVENTUDE CELEBRA SEMANA DO ESTUDANTE COM INICIATIVAS RELACIONADAS À CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025
por CNBB As Pastorais da Juventudes realizam, de 11 a 17 de agosto, em todo o Brasil, as ações da Semana do Estudante com o tema relacionado à Campanha da Fraternidade 2025. Para este ano, as celebrações são inspiradas pelo tema “Conectando saberes: educação e...
CENTRO CULTURAL MISSIONÁRIO OFERECE CURSO ONLINE QUE PREPARA AGENTES PARA A CAMPANHA MISSIONÁRIA 2025
por Campanha Missionária O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), anunciaram a realização do curso “Campanha Missionária 2025: fortalecendo e animando a...
DOM JULIO ASSUME PRESIDÊNCIA DA FUNDAÇÃO NAZARÉ
divulgação Fundação Nazaré A gestão da Fundação Nazaré de Comunicação passou por mudanças, mais uma vez, neste ano. Na última sexta-feira, 8 de agosto de 2025, a composição dos órgãos gestores da instituição para o triênio 2025/2028, a partir de 10 de abril de...
DIOCESE DE XINGU REÚNE COORDENADORES DE PASTORAIS, GRUPOS E MOVIMENTOS PARA MOMENTO DE ESCUTA, AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO FUTURO
por Pascom / Diocese de Xingu Altamira No dia 09 de agosto, aconteceu no Centro de Formação Bethânia, em Altamira, a reunião dos coordenadores de pastorais, grupos e movimentos da Diocese de Xingu. O encontro foi promovido pela Coordenação do Centro de Pastoral...
ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM CELEBRA JUBILEU DOS DIÁCONOS E ANIVERSÁRIO DE DOM IRINEU
por Assessoria Comunicação / Arquidiocese de Santarém fotos Sidney Canto e Ercio Santos O domingo, 10 de agosto foi um dia marcante na Arquidiocese de Santarém. Dos vários acontecimentos ocorridos, destacam-se dois: o aniversário natalício do arcebispo metropolitano e...
DIOCESE DE MACAPÁ CRIA ÁREA MISSIONÁRIA EM CALÇOENE (AP) EM PREPARAÇÃO À INSTALAÇÃO DE FUTURA PARÓQUIA
por PASCOM / Diocese de Macapá Fiéis do município de Calçoene, há cerca de 365 km da capital, viveram uma noite festiva e histórica no último domingo (10/8). Reunindo as comunidades católicas da sede municipal e do interior na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da...
AÇÕES DE EVANGELIZAÇÃO FORAM REALIZADAS NO PARÁ E AMAPÁ EM HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB A Pastoral da Educação e Pastoral Universitária do Regional Norte 2, realizaram ações de Evangelização em homenagem ao Dia do Estudante no Pará e Amapá, nesta segunda-feira (11/8). Motivados pelo...
JUBILEU DOS DIÁCONOS NA DIOCESE DE CASTANHAL
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal fotos de Marileide Brito e Gildo Solano Para este mês dedicado às vocações, a Igreja do Brasil traz como tema: “Peregrinos porque chamados?” e o lema: “A Esperança não decepciona”, que, por sua vez, é também, tema...
DIOCESE DE CASTANHAL CELEBRA O JUBILEU DOS GOVERNANTES
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal fotos de Jandeson Boni e Gildo Solano “Umɑ boɑ ɑçα̃o políticɑ, que fɑvoreçɑ ɑ distribuiçα̃o equitɑtivɑ de recursos, pode oferecer um serviço eficɑz ὰ hɑrmoniɑ e ὰ pɑz, tɑnto ɑ nível sociɑl quɑnto no α̂mbito...
FÓRUM NACIONAL DA COMISSÃO SOCIOTRANSFORMADORA: CONVERGÊNCIAS E CAMINHOS PARA A AÇÃO DA IGREJA
por William Bonfim / Comunicação CNBB com informações da Comissão para a Ação Transformadora Nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, o Fórum Nacional da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)...
SEMANA DA FAMÍLIA: UM REFÚGIO DE ESPERANÇA E UNIÃO EM TEMPOS DE DESAFIOS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em meio a uma sociedade que, por vezes, parece desvalorizar os laços familiares, a Semana Nacional da Família surge como um farol de esperança, unindo corações e fortalecendo os alicerces da fé e...
CNBB LANÇARÁ OFICIALMENTE A FASE DE IMPLEMENTAÇÃO DO SÍNODO, QUE SE ESTENDERÁ ATÉ 2028, EM LIVE ESPECIAL
por Divulgação CNBB A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe de animação do Sínodo no Brasil, convida a todos para a live sobre a Fase de Implementação do Sínodo, que ocorrerá no dia 25 de agosto, das 20h às 21h30. A transmissão será ao...
‘PRESBÍTEROS, SINAL DE ESPERANÇA’ FOI O TEMA DO JUBILEU DOS PADRES NA DIOCESE DE MARABÁ
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Anualmente é comemorado, no dia 4 de agosto, o dia do Padre, e este ano, a Diocese de Marabá, ao recordar a memória de São João Maria Vianney, um pároco que converteu uma cidade inteira através...