
por Paulo Queiroz
O segundo dia de encontro com os Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024), em Belém-PA, realizado e sediado pelo Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi marcado por debates, formações, cantos e celebrações de Fraternidade e Amizade Social, com participações conceituadas nomeadamente do Padre Nazareno Carvalho, responsável pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Norte 2, Padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB e de Dom Paulo Andreolli, Bispo da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
O tema central do dia foi baseado no objetivo da campanha e na metodologia do “Ver” e Iluminar (Julgar), elementos próprios da Identidade da CF, nortearam as discussões ao longo do dia, evidenciando a importância dos multiplicadores criarem hábitos de comunhão.
Padre Nazareno Carvalho falou sobre o Objetivo da Cf 2024, que é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promover e fortalecer os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
“Temos uma série de objetivos menores que são luzes para aquilo que nós vamos fazer onde nós estamos atuando, e são esses objetivos que vamos tentar traduzir para a realidade do Regional Norte 2. O primeiro ponto é tomar consciência, entender e analisar as diversas formas de mentalidade de indiferença postas em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na vida religiosa” disse Padre Nazareno, ao clarificar os nove objetivos específicos da CF 2024 presentes no Texto-Base.
Observando o cenário das enfermidades sociais que assolam o mundo causadas por uma única doença da sociedade atual, a Alterofobia, Padre Nazareno inicia a formação da primeira metodologia da CF, o “Ver”. Dividida em três pontos: “Ver que preocupa”, “Ver que dá esperança” e o “Ver o horizonte”.
No Ver que preocupa, disse o padre: “Precisamos enxergar a Indiferença ao ignorar o outro, a Intolerância ao eliminar o diferente e a Competição ao eliminar o improdutivo. Devemos deixar de lado os grupos fechados, ‘nós’ contraposto ao mundo, quando na verdade somos todos um único nós”.
Tendo em vista que o ímpeto da comunicação, fraternidade, diálogo e amizade social estão escritos em nossa natureza, deve-se manter o diálogo e conexão pelas tecnologias de comunicação e a disposição a solidariedade e à partilha. Pensar e agir em termos de comunidade, sempre levando em conta que a vida de todos/as está acima da apropriação dos bens de alguns. Lutar contra as causas estruturais da pobreza e fazer face aos efeitos destrutivos do dinheiro são todos elementos que fazem parte da Solidariedade, destacou o padre ao falar sobre o Ver que dá esperança.
Outro ponto abordado, o Ver o horizonte, Padre Nazareno destacou a essência trinitária que faz parte da humanidade: “Viemos da trindade e para Ela voltaremos” e destacou “Isolamento não, proximidade sim. Cultura do confronto não, cultura do encontro sim. Aprendamos com a Trindade, comunidade perfeita, na qual somos imagem e semelhança.”
Um dos momentos aguardados do dia foi a palestra sobre a metodologia “Iluminar (julgar)”, ministrada pelo Padre Jean Poul Hansen. O debate enfatizou a importância da luta contra o Hiperindividualismo, seguindo um caminho de remissão.
“Nós vivemos em uma sociedade doente! Não somos médicos, mas precisamos ter esta consciência, a nossa sociedade está adoecida, gravemente adoecida e se ela não se tratar ela vai pôr fim a si mesma. Essa doença, da nossa sociedade, é tão grave que ela conduz à morte, porém há tratamento! Existe um remédio, mas é preciso encarar com determinação o tratamento.” disse Padre Jean ao se referir a Alterofobia, termo utilizado no Texto-Base da Cf 2024.
“Alterofobia é o câncer da sociedade hoje”, disse o padre, “É o medo a rejeição, é a aversão a tudo aquilo que é o ‘Outro’, a tudo aquilo que não sou ‘eu mesmo’, a tudo aquilo que é diferente de mim, ou do meu modo de ver as coisas. Ela surge da individualidade que é positiva. Nós não somos uma massa, nós somos indivíduos e Deus nos conhece pelo nome! Cada um de nós é irrepetível, isso é, cada sujeito tem seu papel, cada um é uma pessoa. A Alterofobia é justamente o inchaço dessa individualidade”.
Padre Jean destacou ainda que a Igreja no Brasil quer fazer nesta Quaresma de 2024 um verdadeiro caminho de reconciliação consigo, com o próximo e com o mundo e assim se reconciliar com Deus, pois Ele não é a favor dessa divisão. Destacou ainda a necessidade de aperfeiçoar a “Cultura Vocacional”, e utilizar mais o termo vocacionado, pois todos são chamados e enviados. A primeira vocação e a vida, e o batismo é a fonte de todas as vocações.
Durante o encontro Padre Jean fez uma convocação a entronização da Palavra de Deus, convidando os participantes a reverenciar a Palavra. Momento especial e dinâmico do encontro, onde a bíblia foi passada, a cada um, com o canto tradicional da Igreja no Brasil dedicado a ela. No final do gesto, a palavra, foi colocada no centro do círculo dos multiplicadores com uma vela simbolizando a luz, pois “o Iluminar (julgar) é sempre acolher a luz da Palavra de Deus, que está presente na tradição, na escritura e no magistério”, destacou o padre.
Também foi lido um trecho capitulo 23 do evangelho do livro de Mateus, o texto que ilumina o Lema da Cf 2024, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8) e com ele o padre fez uma reflexão destacado o 3 (terceiro) versículo “Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem”, destacando a hipocrisia da época dos Fariseus. Que nesta CF, deve-se lembrar que todos são irmãos e deve-se repudiar a hipocrisia do falar e não fazer o que prega.
Em virtude do encontro Dom Paulo Andreolli deixou uma palavra de motivação e fez um convite a todos os participantes: “Temos a responsabilidade de levar este conhecimento e a responsabilidade de multiplicá-lo e articular. Teremos em Belém no dia 20 de janeiro uma formação exclusivamente para a Arquidiocese de Belém. Convidamos 5 (Cinco) representantes por paróquia. Teremos uma formação na mesma linha para que nós sejamos multiplicadores deste conhecimento. Quem conhece ama, quem ama cuida, renovo minha gratidão a você (Padre Jean) e todos que estão participando e que o Espirito Santo nos conduza”.
Ao final do encontro, Padre Jean Poul Hansen fez um breve resumo sobre o Iluminar(Julgar), e em seguida Padre Nazareno Carvalho presidiu a Celebração Eucarística que coroou este momento formativo. O Encontro terminará no dia 18 de novembro com a abordagem da última metodologia o “Agir” que também será ministrada pelo, assessor de campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen.
Notícias
ARQUIDIOCESE DE BELÉM CELEBRA JUBILEU DE PRATA DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE DOM PAULO ANDREOLLI
por Assessoria de Comunicação / Arquidiocese de Belém A Arquidiocese de Belém convida os fiéis e a comunidade em geral para a celebração do Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal de Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. A solenidade será...
PAPA LEÃO XIV REFLETE SOBRE O SILÊNCIO E A ESPERANÇA NO SÁBADO SANTO
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em sua Audiência Geral desta quarta-feira (17/09), Papa Leão XIV conduziu uma profunda reflexão sobre o significado do Sábado Santo, dia que se segue à crucificação de Jesus e precede a...
PASSEIO CICLÍSTICO DO CÍRIO DE NAZARÉ REÚNE MAIS DE 60 PARTICIPANTES EM ALTAMIRA
por Pascom / Diocese de Xingu Altamira No último domingo, 14 de setembro, como parte dos Festejos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, na Diocese de Xingu Altamira, que acontecerá no dia 26 de outubro, as ruas de Altamira receberam o tradicional 'Passeio Ciclístico do...
VISITA PASTORAL DE DOM IONILTON LISBOA À PARÓQUIA SANTA ANA EM BREVES: UM RELATO DE FÉ E COMPROMISSO
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Dom Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia do Marajó, em sua terceira Visita Pastoral de 2025, compartilha suas experiências e reflexões após uma semana intensa na Paróquia Santa Ana, em...
DOM JULIO ENDI AKAMINE ASSUME PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO EPISCOPAL PARA MINISTÉRIO ORDENADO E VIDA CONSAGRADA NO REGIONAL NORTE 2 DA CNBB
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em uma sessão privativa do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém, foi eleito...
RENOVAÇÃO E COMPROMISSO NA ’49ª ASSEMBLEIA DA PASTORAL FAMILIAR DO BRASIL
por Vívian Marler / assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB fotos e informações Luciana Limão / Coordenadora Pastoral Familiar Regiona Norte 2 Sob um clima de oração e esperança, a Pastoral Familiar celebrou sua '49ª Assembleia Nacional' em João Pessoa,...
PASTORAL FAMILIAR REFLETE SOBRE EVANGELIZAÇÃO E ESPERANÇA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB O 'XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar', realizado de 12 a 14 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba, foi um momento de reflexão sobre os desafios e oportunidades da evangelização nos...
ASSEMBLEIA DO COMIRE FORTALECE O ESPÍRITO MISSIONÁRIO NO REGIONAL NORTE 2
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB O Conselho Missionário Regional (COMIRE), instância dos Conselhos Missionários responsável por articular a natureza da Igreja e o espírito missionário de Jesus de Nazaré, realizou sua assembleia...
REPRESENTANTE DO REGIONAL NORTE 2 PARTICIPA DO ‘SEMINÁRIO JUBILEU DA ESPERANÇA 2025’ REALIZADO PELA PUC-CAMPINAS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB A Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (SP) realizou, no dia 3 de setembro, o ‘Seminário Jubileu da Esperança 2025’, com o tema “O Papel da Ciência na Construção de um...
AO CELEBRAR O SEU 70º ANIVERSÁRIO PAPA LEÃO XIV EXALTA A SANTA CRUZ
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em um domingo de celebração da Exaltação da Santa Cruz, o Papa Leão XIV refletiu sobre o significado da cruz como instrumento de salvação e agradeceu pelas orações em seu 70º aniversário, em um...
“LEO DE CHICAGO”: DOCUMENTÁRIO DO VATICANO MEDIA EXPLORA AS RAÍZES DE PAPA LEÃO XIV NOS EUA
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Uma viagem emocionante pelos Estados Unidos, terra natal de Papa Leão XIV, revela a vida e a figura do Pontífice Agostiniano através de vozes, imagens e testemunhos, incluindo seus irmãos...
FIÉIS DA DIOCESE DE MACAPÁ ENCONTRAM NA PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA UMA EXPERIÊNCIA DE FÉ, SUPERAÇÃO PESSOAL E RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB A peregrinação a Aparecida do Norte, em São Paulo, transcende o simples ato de caminhar; é uma imersão em um universo de fé, devoção e transformação interior. A cada passo, os peregrinos...
REUNIÃO COM BISPOS REFERENCIAIS DA CÁRITAS BRASILEIRA REFORÇA COMPROMISSO COM AS POPULAÇÕES EMPOBRECIDAS
por Cáritas Brasileira A Cáritas Brasileira reuniu nesta terça-feira (9), na Casa Dom Luciano, em Brasília, os bispos referenciais das articulações e regionais de todo o país para um amplo diálogo sobre os rumos da rede, seus desafios e a missão de manter viva a...
COMISSÃO EPISCOPAL PARA A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA CNBB ABRE AS INSCRIÇÕES PARA A II ROMARIA NACIONAL DE CATEQUISTAS
por II Romaria dos Catequistas A II Romaria Nacional de Catequistas acontecerá em Aparecida (SP), no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida, nas imediações do Santuário Nacional. A programação tem início no dia 27 de agosto de 2026, com o credenciamento, no...
PARÓQUIA DA DIOCESE DE ABAETETUBA PROMOVE ENCONTRO DA JUVENTUDE COM A PRESENÇA DA RELÍQUIA DE SÃO CARLO ACUTIS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB com informações PASCOM / Paróquia Cristo Redentor / Diocese de Abaetetuba A Paróquia Cristo Redentor, ligada a Diocese de Abaetetuba, viveu o domingo, 7/9, de intensa alegria e renovação da fé....
O GRITO DA ESPERANÇA: PAPA LEÃO XIV REFLETE SOBRE A MORTE DE JESUS NA CRUZ NA AUDIÊNCIA GERAL DESTA QUARTA-FEIRA
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em sua audiência geral desta quatra-feira, 10/9, o Papa Leão XIV refletiu sobre a morte de Jesus na cruz, um momento central da fé cristã, e a importância do grito de Jesus como expressão...
SANTUÁRIO DE NAZARÉ DA DIOCESE DE PONTA DE PEDRAS INICIA PEREGRINAÇÕES EM PREPARAÇÃO PARA O CÍRIO EM MUANÁ
por Divulgação Santuário Diocesano / Diocese de Ponta de Pedras Na noite de ontem, 8/9, aconteceu a missa de envio das peregrinações em preparação para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ano 2025, em Muaná, da Diocese de Ponta de Pedras. A missa aconteceu no...
CATEDRAL DE CASTANHAL, AINDA MAIS BELA, NA CELEBRAÇÃO DA NATIVIDADE DA VIRGEM MARIA E AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 75 ANOS DE DOM CARLOS VERZELETTI
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal fotos André Lameira, Jandeson Boni e Clementino Filho / GT Articulação da Pascom Brasil “A Catedral Santa Maria Mãe de Deus está aí para todo mundo ver, contemplar, nela morar e celebrar, e dela sair como se sai depois...
COMISSÃO PARA A LITURGIA DIVULGA ORIENTAÇÕES PARA A RECORDAÇÃO DE SANTOS E BEATOS NAS IGREJAS PARTICULARES
por Luiz Lopes Jr / Comunicação CNBB O contexto de uma canonização na Igreja é sempre oportunidade para destacar o chamado de todos os batizados à santidade a partir do testemunho daqueles que são elevados aos altares. Com isso, a Comissão Episcopal para a Liturgia...
SEMANA NACIONAL DA VIDA TERÁ COMO TEMA “CUIDAR DE SI, DO PRÓXIMO E DA CASA COMUM”
informações Vida e Família A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs para a Semana Nacional da Vida, celebrada entre os dias 1º e 8 de outubro, o tema “Cuidar de si, do próximo e da casa comum” e o lema...