por CNBB
Três Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Ação Sociotransformadora, Enfrentamento ao Tráfico Humano e Ecologia Integral e Mineração – se juntaram, inspiradas pela provocação do Papa Francisco de não ter medo de se fazer cidadãos do ambiente digital, e lançaram um site (cepastcnbb.org.br) no qual divulgarão suas ações e iniciativas pastorais.
A motivação, explicaram os coordenadores da iniciativa, veio do Papa que está insistindo que é necessário e importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar e levar ao encontro com Cristo: uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos.
Sonho antigo
O assessor para a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, Frei Olavo Dotto, explica que o site é um sonho antigo da Comissão para dar mais visibilidade às Pastorais Sociais. Frei Dotto fala também que a Comissão optou por incluir a ação de outras duas comissões que surgiram no âmbito da ação sociotransformadora da CNBB. “O nosso objetivo é visualizar e mostrar o trabalho integrado entre estas três comissões que atuam no âmbito da ação sociotransformadora da CNBB”, disse.
Além de visibilizar as ações, o assessor diz que o objetivo é mostrar o trabalho integrado entre estas três comissões na perspectiva da sinodalidade. “Esperamos também, cada vez mais, o engajamento da Igreja na defesa de povos e comunidades em situação de vulnerabilidade social, mostrando sempre este rosto profético, misericordioso e samaritano da Igreja”, disse.
O que o site vai mostrar?
No site, será possível encontrar notícias, o calendário de eventos e textos de articulistas das três Comissões da CNBB, bem como os canais de contato com cada uma delas. A partir do site também é possível identificar quais são as Pastorais Sociais da Igreja no Brasil com indicações de como acessar suas redes sociais. O site apresenta ainda um mapa do Brasil onde é possível identificar em quais locais as Comissões estão atuando.
Para acessar e conhecer o site:
cepastcnbb.org.br