Instalações do ambulatório ” Mãe da Misericórdia” sob a colunata vaticana (VaticanNews)
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Na semana em que a Esmolaria Apostólica, do Vaticano, é protagonista da ‘IX Jornada Mundial dos Pobres’, no domingo, 16 de novembro, o Santo Padre Papa Leão XIV inaugura um novo ambulatório sob a Colunata de São Pedro para o cuidado dos mais necessitados.
Após 10 anos da abertura do Ambulatório Mãe da Misericórdia, a estrutura da Esmolaria Apostólica que oferece diariamente assistência médica gratuita àqueles que vivem em situação de indigência, marginalização ou dificuldade, referindo-se diretamente aos princípios do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, um novo espaço é adicionado com o objetivo de melhorar ainda mais o serviço e aumentar o leque de serviços de saúde que são garantidos diariamente aos necessitados.
Realizado em colaboração com a Direção de Saúde e Higiene do Governatorato da Cidade do Vaticano, o novo Ambulatório São Martino é inaugurado hoje (14/11); equipado com dois novos consultórios equipados com instrumentação de ponta e o novo serviço de radiologia que permitirá, graças a um aparelho de raios X de última geração, diagnosticar de forma rápida e precisa pneumonias, fraturas ósseas, tumores, doenças degenerativas, cálculos biliares e obstruções intestinais – condições frequentemente negligenciadas por quem vive na pobreza. O diagnóstico precoce dessas patologias tornará possível o início oportuno de cuidados adequados, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de quem não tem nada.
No ambulatório da Esmolaria Apostólica, são prestados gratuitamente mais de 2.000 serviços de saúde todos os meses, graças ao trabalho de 120 voluntários médicos, enfermeiros e técnicos de saúde. Os pobres assistidos são cerca de 10.000, de 139 nacionalidades diferentes. Até hoje, foram prestados um total de 102.060 serviços de saúde gratuitamente aos mais necessitados e distribuídas 141.200 embalagens de medicamentos.
Graças aos dois ambulatórios, localizados sob a Colunata do Bernini, será possível continuar a garantir aos pobres consultas médicas gerais e especializadas, consultas odontológicas, exames de sangue e radiológicos, além da doação de próteses dentárias móveis, óculos e aparelhos auditivos.
Por fim, serão entregues, diretamente nas mãos do pobre, os medicamentos de que necessitam – sempre de forma totalmente gratuita. Locais onde se acolhe e se cuida, restituindo assim a dignidade aos pobres que batem à porta da Esmolaria, necessitados “nos quais não vemos um sem-teto, um pobre, mas o rosto de Jesus” – fez questão de sublinhar o Cardeal Krajewski, Esmoler de Sua Santidade.
…
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/