com informações de Dom Vital Corbellini
Bispo da Diocese de Marabá

Com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1,39) a Diocese de Marabá reuniu, de 30/06 a 02/07, cerca de quatrocentos jovens, durante a I Jornada da Juventude da Diocese de Marabá – I JDJ, realizada na Paróquia Santo Antônio, em Tupiranga.

Sob a coordenação do Setor Juventude da Diocese, o encontro ofereceu aos jovens a oportunidade de vivenciar o que irá acontecer no período de 1º a 6 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa – Portugal, uma vez que os mesmos não terão a oportunidade de estarem presentes no período da JMJ.

Através do tema do encontro ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1,39) a juventude participou ativamente das palestras, formações, integrações e através de cantos de louvores a Deus Uno e Trino, reafirmando seu compromisso com o Senhor Jesus e a Igreja, vivendo na família, na comunidade e na sociedade como um jovem missionário onde se estuda, vive e atua.

Dentre a programação do evento, os jovens puderam realizar a missão de evangelização nas comunidades da Paróquia Santo Antônio, no sábado à tarde. Divididos em grupos visitaram as famílias para rezar e transmitir um pouco do que o Evangelho ensina. Ao final da noite encerraram o segundo dia, de encontro, com uma procissão que iniciou na paróquia, percorrendo as ruas da comunidade até a Escola Municipal Irmã Teresa Torne Roig, EMEF.

Na manhã do último dia da jornada, os participantes trocaram experiências sobre a visita as comunidades. Para encerrar o encontro festivo foi realizado uma celebração eucarística presidida por Dom Vital Corbellini, bispo diocesano da Diocese de Marabá e concelebrada pelos padres Erick João Rodrigues dos Santos, Pe Adriano Araújo da Silva, Pe Rafael Messias da Silva e Pe José de Arimateia, com a presença também dos sacerdotes Cícero Edvam Magalhães e Pedro.

Além dos cerca de quinhentos jovens, estiveram presentes, também, durante os três dias de evento as religiosas das congregações Missionárias de Cristo, Adoradoras da Divina Misericórdia e da Pequeninas do Sagrado Coração de Jesus, assim como padres e seminaristas da Diocese de Marabá.

“A juventude não é simplesmente uma opção afetiva, mas efetiva de toda a Igreja do Senhor. O Senhor abençoe o Setor Juventude da Diocese de Marabá. Vivamos a alegria e o amor da Juventude em nossa vida familiar, comunitária e social. Deus Uno e Trino seja louvado pela Primeira Jornada Diocesana da Juventude” com essas palavras, Dom Vital encerrou e abençoou a I JDJ.