
por Dom Antônio de Assis Ribeiro
Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém do Pará
Introdução
Continuemos nossa reflexão sobre a Doutrina Social da Igreja e a sua importância para a Catequese. Há pouco após breve cursos sobre a Catequese e a Doutrina Social, na avaliação uma catequista afirma: “essa reflexão nos proporcionou uma grande abertura mental nos fazendo contemplar amplos horizontes da catequese e nos mostrando a beleza da fé encarnada nas múltiplas realidades da vida da sociedade. Significa que não podemos reduzir a catequese à doutrina!” Esse depoimento não está isolado.
Quando a catequese se reduz à dimensão sacramental e litúrgica puramente em nível pessoal, não levando em conta a pluridimensionalidade da fé, não abraça a totalidade da vida do discípulo de Jesus Cristo em todos os seus níveis de relação. Isso significa que a catequese não deve estar confinada à dimensão religiosa pessoal. Mas deve iluminar as relações sociais da vida do discípulo de Jesus Cristo, como sua dimensão econômica, política, profissional, cultural, lúdica etc. Mas vai além, a fé também deve tocar todas as realidades do bem comum, dentre elas, a natureza e as instituições sociais.
- A identidade da Doutrina Social da Igreja
A Doutrina Social da Igreja é o conjunto dos ensinamentos e da sensibilidade da Igreja Católica em relação à dimensão social da vida humana, presente no seu magistério, ou seja, nas encíclicas, declarações, decretos, notas, exortações apostólicas e oficiais pronunciamentos dos papas. São pronunciamentos oficiais, consequência da colegialidade! A Catequese deve assimilar a sensibilidade do magistério da Igreja.
No II Capítulo do Compêndio da Doutrina Social da Igreja (texto acessível a todos), documento do Pontifício Conselho para a «justiça e paz», encontramos uma longa descrição da identidade e função da Doutrina Social da Igreja. A Igreja tem consciência de que sua reflexão em âmbito social é consequência natural do anúncio do Evangelho que o Senhor lhe confiou que deve se atualizar ao longo da história que é uma mensagem libertadora trazendo consigo as exigências da promoção da justiça e da paz; assim a Doutrina Social da Igreja é palavra que liberta (cf. DSI, 63).
“Evangelizar o social é, pois, infundir no coração dos homens a carga de sentido e de libertação do Evangelho, de modo a promover uma sociedade à medida do homem porque à medida de Cristo: é construir uma cidade do homem mais humana porque mais conforme com o Reino de Deus” (DSI, 63). A catequese é chamada a promover no discípulo de Jesus a paixão pela edificação da civilização do amor, da justiça e da paz.
Ao centro e ao mesmo tempo fundamento teológico dessa sensibilidade e atividade da Igreja no campo social, está o mistério da Encarnação do Filho de Deus que assumiu a totalidade do ser humano, com todas as suas dimensões. Com o mistério da Encarnação, o Filho de Deus, abraçou inteiramente o ser humano: ser corpóreo e espiritual.
“O homem todo, não uma alma separada ou um ser encerrado na sua individualidade, mas a pessoa e a sociedade das pessoas ficam implicado na economia salvífica do Evangelho. Portadora da mensagem de Encarnação e de Redenção do Evangelho, a Igreja não pode percorrer outra via: com a sua doutrina social e com a ação eficaz que ela ativa, não somente não falseia o seu rosto e a sua missão, mas é fiel a Cristo e se revela aos homens como «sacramento universal da salvação» (DSI, 65). Uma catequese desencarnada das realidades humanas, perde sua missão e sentido.
- Evangelização e promoção humana
Há uma íntima relação entre evangelização e promoção humana. A evangelização tem como foco a pessoa que não está isolada, mas inserida numa realidade social. Entre evangelização e promoção humana há laços profundos: «laços de ordem antropológica, dado que o homem que há de ser evangelizado não é um ser abstrato, mas é sim um ser condicionado pelo conjunto de problemas sociais e econômicos; laços de ordem teológica, porque não se pode nunca dissociar o plano da criação do plano da Redenção, um e outro a abrangerem as situações bem concretas da injustiça que deve ser combatida e da justiça a ser restaurada; laços daquela ordem eminentemente evangélica, qual é a ordem da caridade: como se poderia proclamar o mandamento novo sem promover na justiça e na paz o verdadeiro e autêntico progresso do homem?» (DSI,66).
A doutrina social, tem uma função profética porque através da Igreja propõe as consequências diretas para a vida da sociedade contemplando a luta pela justiça e a paz como sinais do Reino de Deus. Essa não pode ser uma preocupação secundária. “Este é um ministério que procede não só do anúncio, mas também do testemunho” (DSI, 67).
As preocupações da Igreja em relação à Doutrina Social não são de ordem técnica, mas ética, religiosa, espiritual. Não é função da Igreja apontar soluções técnicas para a melhoria da sociedade, mas proporcionar luzes e forças que podem auxiliar a organização e o fortalecimento da comunidade humana segundo a Lei de Deus. “A Igreja tem a competência que lhe vem do Evangelho: da mensagem de libertação do homem anunciada e testemunhada pelo Filho de Deus humanado” (SDI, 68).
- A Igreja perita em humanidade
A Igreja, seguindo os gestos, palavras e atitudes de Jesus Cristo que veio para salvar a humanidade, em todos os contextos é servidora da humanidade, promotora e defensora da sua dignidade. Assim, a DSI tem como objetivo propor princípios éticos, definir critérios e apresentar diretrizes gerais a respeito do desenvolvimento humano integral em vista da promoção da paz e da justiça no mundo.
O eixo fundamental da DSI é a vida da pessoa humana. O ser humano, “criado à imagem e semelhança de Deus” é sagrado e deve ser incondicionalmente acolhido, respeitado, tutelado e promovido. O ser humano jamais perde a sua dignidade. Há uma íntima união da Igreja com toda a família humana. Por isso, o concílio Ecumênico Vaticano II declarou – “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração. Porque a sua comunidade é formada por homens, que, reunidos em Cristo, são guiados pelo Espírito Santo na sua peregrinação em demanda do reino do Pai, e receberam a mensagem da salvação para a comunicar a todos. Por este motivo, a Igreja se sente real e intimamente ligada ao gênero humano e à sua história” (GS,1).
Deve haver sempre uma profunda relação entre o dinamismo da catequese e a tarefa de promoção da sensibilidade humana. Quando os conteúdos da catequese só ficam na cabeça e não atingem o coração, não contribuem para a formação do bom samaritano, capaz de compaixão e misericórdia para com as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis.
Enfim, a atenção da Igreja para com o ser humano é em vista de salvaguardar a sua dignidade inalienável, preservando a sua totalidade de dimensões de qualquer forma de reducionismos ideológicos, violência política e religiosa, ou agressão cientificista e utilitarista. A Igreja, à luz da Vida de Cristo, reconhece a dignidade da vocação humana, acolhe suas mais profundas aspirações, defende seus direitos naturais, respeita seus limites, educa, acompanha e orienta a humanidade. Por isso, o Papa Paulo VI na Carta encíclica Populorum progressio, não ousou afirmar que a Igreja é “perita em humanidade” (PP, 13).
PARA A REFLEXÃO PESSOAL:
- Por que a Doutrina Social da Igreja tem uma função profética?
- Por que há uma íntima relação entre a Igreja e a humanidade?
- O que significa que a Igreja é perita em humanidade?
Artigos Anteriores
Dom Antônio Assis: “Evangelizar educando e educar evangelizando – um binômio inseparável” (Parte 2).
"Evangelizar educando e educar evangelizando": um binômio inseparável (Parte 2) Introdução Continuemos a nossa reflexão sobre a relação entre Evangelização e Educação. Na primeira reflexão apresentamos a justificativa pela qual a Igreja se interessa pela...
Dom Antônio Assis: EVANGELIZAÇÃO E EDUCAÇÃO Parte 1
EVANGELIZAÇÃO E EDUCAÇÃO - Parte 1 Introdução Neste ano a Igreja do Brasil é chamada a renovar a sua atenção para com a educação. Temos dois fortes motivos que nos convidam a essa atitude. De um lado, temos a Campanha da Fraternidade deste ano que terá como...
Dom Antônio Assis: A importância da Cultura Projetual
A importância da Cultura Projetual Introdução Chegando ao final de mais um ano e ao nos aproximarmos de outro, reflitamos juntos sobre o tempo. Corremos o risco de pensar que o "tempo" é uma realidade concreta, objetiva, material da qual podemos dispor e...
Dom Antônio Assis: O NATAL E A FAMÍLIA
O NATAL E A FAMÍLIA Introdução Há uma íntima relação entre a celebração do Natal do Senhor e a família. Não devemos nos deixar cair na tentação de celebrar o Natal sem pensar no contexto em que nasceu o Salvador da humanidade. Não devemos centrar o nosso olhar na...
Dom Antônio Assis: MUITO ALÉM DO NATAL: A PARÓQUIA E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL
MUITO ALÉM DO NATAL: A PARÓQUIA E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL Introdução No artigo anterior refletimos sobre a realidade da pobreza em nossa sociedade e as diversas manifestações da sensibilidade típica do tempo do Natal. Elas são positivas, boas, ajudam, mas...
O Natal, os Pobres e a missão da Igreja
Introdução A cada ano, na proximidade da festa do Natal do Senhor, muitas pessoas e instituições despertam do sono da indiferença e, em poucos dias, querem forçosamente, sanar suas dívidas para com os mais pobres e sofredores. Também o mesmo pode acontecer com...
Pistas para a vivência do Tempo do Advento
Introdução A liturgia Católica é muito rica e dinâmica! Cada tempo litúrgico apresenta aos fieis uma oportunidade para o crescimento espiritual e moral. O crescimento na profundidade da fé em Jesus Cristo, por seu dinamismo próprio, estimula o fiel a qualificar...
A importância do Dízimo
Introdução No mês de novembro a Igreja no Brasil estimula os seus féis a uma especial reflexão sobre o dízimo. A palavra dízimo quer dizer a décima parte de alguma coisa, ou dez por cento. Na Bíblia o dízimo é a décima parte dos bens que cada família produzia e que...
Dom Antônio: ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE
Introdução De 22 a 28 de novembro deste ano, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, vai acontecer a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Esse evento foi convocado pelo Papa Francisco e vai procurar responder uma questão fundamental: quais...
Dom Antônio: SEMPRE TEREIS POBRES ENTRE VÓS (Mc 14,7)
RESUMO DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O V DIA MUNDIAL DOS POBRES Por Dom Antônio de Assis Ribeiro - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém Introdução A Igreja Católica celebrará no próximo dia 14, terceiro Domingo de novembro, o V dia mundial dos pobres. Como...
DEFUNTOS NA TERRA, MAS CIDADÃOS DO CÉU
Por Dom Antônio de Assis Ribeiro - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém Introdução Todos os anos a Igreja Católica, movida pela fé na Ressurreição dos mortos, nos convida a aprofundar o sentido da morte, bem como, a fazer memória daqueles que nos deixaram. O...
O CÍRIO COMO EXPERIÊNCIA DE EVANGELIZAÇÃO
Introdução Aproveitando o calor do Círio 2021, que pela segunda vez não aconteceu com todo o seu dinamismo e atividades como de tradição, gostaria de compartilhar com você, caro leitor católico e devoto de Nossa Senhora, algumas questões relativas à maior festa...
O SIGNIFICADO DO MANTO DE NOSSA SENHORA
(Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB) Introdução A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é revestida com um manto! A imagem demanda o manto e, o manto por sua vez, perderia o sentido sem a imagem. Mas a imagem não existiria por si mesma se não representasse a...
“O EVANGELHO DA FAMÍLIA NA CASA DE MARIA”
Introdução "O Evangelho da Família na casa de Maria" é o tema do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano (2021). Com o objetivo de ajudar os fiéis a melhor entendê-lo e a vivenciá-lo com mais profundidade, apresento neste artigo um breve comentário. O tema do Círio...
A PEDAGOGIA DE DEUS E OS DESTINATÁRIOS DA CATEQUESE NO DIRETÓRIO CATEQUÉTICO (VII Parte)
Introdução Continuemos a nossa sintética apresentação do Diretório Geral da Catequese, desta vez levando em consideração a terceira (a pedagogia da fé), a quarta (os destinatários da catequese) e a quinta parte (a Catequese na Igreja Particular) desse documento. O...
A IDENTIDADE DA CATEQUESE NO DIRETÓRIO GERAL PARA A CATEQUESE (VI Parte)
Introdução O Concílio Ecumênico Vaticano II (de 1962-1965), muito sensível às questões derivadas da evangelização, pediu a elaboração de um Diretório para a orientação da catequese em todo o mundo com o objetivo de estar a serviço do Povo de Deus contribuindo para o...
A Catequese no Catecismo da Igreja Católica (V Parte)
Introdução O Catecismo da Igreja Católica (CIC) que é uma exposição sistemática da doutrina Católica publicado no ano de 1992. A apresentação do seu conteúdo está organizado em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a...
A CATEQUESE NA COMUNIDADE CATEQUIZADORA (Parte IV)
Introdução A quarta parte do documento Catequese Renovada (N. 281-319) nos apresenta a catequese como itinerário de educação à fé, profundamente inserida na vida da Comunidade. A Catequese não é uma atividade fragmentada e nem deve ser considerada um compromisso à...
A Catequese e sua fidelidade ao homem, a Jesus, à Igreja e ao dinamismo do Reino de Deus (Parte 3)
Introdução No dia 15 de abril de 1983, na 21ª Assembleia Geral da CNBB, foi aprovado o documento Catequese Renovada (Documento 26). Ele nos apresenta orientações gerais para a Catequese inspiradas no Concílio Vaticano II, no Documento de Medellín, Puebla, na Exortação...
A CATEQUESE EM NOSSO TEMPO: a Exortação Apostólica “Catechesi Tradendae” (Parte 2)
Introdução: O caminho que queremos percorrer refletindo sobre a catequese e suas exigências, nos convida a partir da Exortação Apostólica “Catechesi Tradendae” do Papa João Paulo II, do ano 1979, sobre a “catequese do nosso tempo". O Concílio Ecumênico Vaticano...