
por Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2
foto Comunicação CNBB
O tema da juventude no contexto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foi debatido durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB).
O evento contou com a presença de Dom Vilson Basso, bispo da Diocese de Imperatriz (Ma) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Wanessa Freire Almeida, secretária nacional da Pastoral da Juventude (PJ), e Patrik Soares de Carvalho, membro da Comunidade da Aliança de Misericórdia e representante das Novas Comunidades, ambos membros da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB, composta por 12 jovens. Estiveram presentes, também, os referentes para a Juventude dos regionais, como Dom Antonio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém e referente para a juventude no Pará e Amapá.
Para Dom Vilson Basso a temática prioritária ‘Desafios e Luzes na Evangelização das Juventudes’ retoma o grande sonho de Papa Francisco no sínodo de 2018 “o número 119 do documento final [Sínodo dos Bispos, XV AGO ‘Os Jovens a Fé e o Discernimento Vocacional – de outubro de 2018] que fala que a Igreja deve investir tempo, energias e recursos financeiros na evangelização dos jovens. E Cristus vivit que foi exortação apostólica pós sinodal, onde Papa Francisco coloca meios para uma nova pastoral com os jovens, colocando a Boa Nova de que Deus os ama, derramou seu sangue por eles e que Jesus vive ressuscitado e está sempre presente ao lado dos jovens”, e continuou.
“Sabe-se que apostar nos jovens, cuidar dele é cuidar do presente e do futuro, da Igreja e da sociedade, valorizando a arte, a cultura, o esporte, o cuidado com a casa comum, a solidariedade e as ações concretas porque os jovens de hoje são sensíveis com o sofrimento dos outros e da natureza, e devemos assim estimula-los a missionariedade”, disse o presidente episcopal para a Juventude, que sente alegria em sempre servir a causa juvenil.
Os jovens Wanessa e Patrik destacaram a presença e importância dos jovens na Igreja e suas expectativas para o futuro. Apresentaram preocupação com as causas sociais, sobretudo com a Casa Comum; desejo e necessidade de formar novas lideranças jovens; desafios de proximidade com as lideranças e assessores eclesiásticos nas dioceses; dificuldades dos jovens em participarem nas instâncias decisórias da Igreja; aumento dos jovens “desigrejados”.
Os debates também envolveram bispos com experiências em juventudes, como Dom Eduardo, bispo de Jaboticabal (SP), dom Gilson, bispo de Nova Iguaçu (RJ) e Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS). Eles compartilharam histórias e percepções sobre processos de evangelização e pontos de destaque nas discussões sobre as juventudes, pautadas pelo caminho recente percorrido pela Igreja tanto universalmente quanto no contexto brasileiro.
O contexto colocado pelos bispos passa pela necessidade em buscar novos caminhos para chegar aos centros urbanos e aos lugares mais distantes. Uma forma que já é usada pelos Jovens conectados e que deve ser ampliada, através das novas tecnologias, das redes sociais junto as emissoras de tv e rádio, de uma forma rápida, criativa e que consiga conectar toda a juventude com os valores evangélicos, tocando seus corações.
Para Dom Antônio de Assis Ribeiro, em seu pronunciamento, deve-se investir tempo, energia e recursos na Pastoral Juvenil para que se possa dedicar ao acompanhamento dos jovens, oferecendo tempo para escuta-los e conhecer as suas realidades, para que se possa programar e discernir a melhor forma de evangeliza-los.
Abaixo, leia, na íntegra, o pronunciamento de Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, referente para a Juventude no Pará e Amapá.
“ INVESTIR TEMPO, ENERGIA E RECURSOS NA PASTORAL JUVENIL
O parágrafo 119, do documento final do Sínodo dos bispos sobre os jovens, nos diz que a prioridade da pastoral juvenil é uma escolha que exige investimento de “tempo, energias e recursos”. Essa ideia aparece também na Exortação Apostólica Christus Vivit afirmando: “qualquer plano de pastoral juvenil deve conter claramente meios e recursos variados para ajudarem os jovens a crescer na fraternidade, viver como irmãos, auxiliar-se mutuamente, criar comunidade, servir os outros, aproximar-se dos pobres” (CV,215). Uma vez que a Igreja já fez a opção preferencial pelos jovens, então devemos levar a sério as suas consequências.
Uma pastoral juvenil consistente, requer a dedicação de TEMPO QUALIFICADO aos jovens; não há pastoral sem tempo dedicado; uma pastoral juvenil séria demanda tempo para a elaboração de planos pastorais, projetos socioeducativos e agendas específicas (diocesana e paroquiais); tempo para com a formação de lideranças juvenis, leigos, padres e seminaristas; é preciso dedicar tempo para a promoção de processo educativos, articular e programar celebrações especiais, encontros periódicos, retiros, experiências missionárias e participar de eventos diocesanos, regionais e nacionais.
Não existe educação e evangelização onde não há investimento de tempo; somos educadores-pastores dos jovens porque eles fazem parte do rebanho que nos foi confiado e somente quem gasta tempo com o outro, pode cuidar e comprovar que ama. Recordemos Saints Exupéry: “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante.”
Em síntese: é preciso dedicar tempo para a Pastoral Juvenil; tempo para escutar, pensar, projetar, programar, avaliar, estudar, discernir situações; tempo para conviver e acompanhar.
A segunda consequência da prioridade pastoral para com jovens é o investimento de ENERGIAS: isso significa disponibilizar recursos humanos (assessores, sacerdotes, líderes, seminaristas); gastar energias significa ser presença animadora que escuta, acompanha, orienta, convive, participa da vida deles. Energia na vida pastoral significa afeto dedicado, exercício de inteligência à serviço da pastoral juvenil; energia significa esforço de redimensionamento, reconfiguração pastoral e conversão missionária. Todavia, a mais forte energia que podemos dispensar aos jovens é o nosso calor afetivo amistoso e paterno.
Temos muitas energias que poderiam estar com mais generosidade a serviço da educação e evangelização dos jovens, como por exemplo, as energias carismáticas presentes em nossas Igrejas que fortalecem a Pastoral juvenil e promove a mentalidade sinodal. Na gestão pastoral é preciso equilíbrio no emprego de energias. Pois, todas as categorias do povo de Deus devem ser beneficiárias da mesma atenção pastoral.
Em síntese: temos energias disponíveis nossas o evangelho, as devoções, os carismas, a paixão pela missão, nossa vocação… Mas a maior e mais potente das nossas energias é aquela afetiva – que vai ao encontro, acolhe, gera amizade.
O terceiro investimento a ser feito na pastoral juvenil, diz respeito a RECURSOS. Isso significa a disponibilidade de meios necessários para que as iniciativas desejadas aconteçam. Há uma variedade de recursos que, sem os quais, a pastoral juvenil fica atrofiada. O fortalecimento da pastoral juvenil, que contribui para a revitalização da Igreja, necessita de recursos humanos, recursos técnicos (espaços), pedagógicos e financeiros.
A maioria dos jovens não trabalha, por isso eles precisam ser apoiados financeiramente nas ações pastorais e, ao mesmo tempo, sejam educados para que o protagonismo juvenil, se manifeste também através do dinamismo de uma pastoral juvenil aberta e autossustentável.
Em síntese: é preciso investir em formação (de assessores leigos, seminaristas, sacerdotes especialistas), em recursos pedagógicos, técnicos, infraestruturas como o Oratório e centro juvenil… investimento em experiências como no voluntariado, na missionariedade, na luta socioambiental etc.”
#eurezopelaassembleiadosbispos
Clique nos títulos abaixo para ler na íntegra a matéria:
10/04 DOM JAIME SPENGLER DÁ INÍCIO A SESSÃO DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB
08/04 SECRETÁRIO-GERAL CONVIDA PARA O DIA DE ORAÇÃO PELA 61ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB
Notícias
PAPA LEÃO XIV PROMULGA NOVAS DIRETRIZES PARA INVESTIMENTOS FINANCEIROS DA SANTA SÉ
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Para fortalecer a transparência e a responsabilidade na gestão financeira da Igreja Católica, o Papa Leão XIV promulgou a Carta Apostólica "Coniuncta Cura", estabelecendo novas diretrizes para as...
EFP SANTO OSCAR ROMERO CONCLUI ÚLTIMO MÓDULO DA TURMA DA ZONA URBANA DE SANTARÉM
por Marcelo Santos / EFP Santo Oscar Romero / Arquidiocese de Santarém fotos Eduardo Imbiria Aconteceu no último sábado, 4 de outubro, o último módulo da Escola de Fé e Política (EFP) Santo Oscar Romero da Arquidiocese de Santarém, turma da Zona Urbana de Santarém. A...
PAPA LEÃO XIV EXALTA MISSIONÁRIOS E MIGRANTES, APELA À DIGNIDADE HUMANA E PEDE PAZ NO MUNDO
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em um domingo (05/10) marcado pela celebração do Jubileu dedicado aos missionários e migrantes, o Papa Leão XIV expressou sua gratidão àqueles que, mesmo sob a chuva, compareceram ao evento,...
JUBILEU MISSIONÁRIO E DOS MIGRANTES: IGREJA REAFIRMA COMPROMISSO COM A ACOLHIDA E A ESPERANÇA
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na manhã deste domingo (5/10), durante o Jubileu do Mundo Missionário e o Jubileu dos Migrantes, Papa Leão XIV, em sua homilia, na Praça São Pedro, reafirmou o compromisso da Igreja Católica com...
COMISSÃO PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO PROMOVE CICLO DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL
por Luiz Lopes Jr / Comunicação CNBB A Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, por meio do Setor Ensino Religioso, promove, desde setembro, o ciclo de reflexão sobre o ensino religioso no Brasil. Com apoio de estudiosos, a iniciativa busca fortalecer...
O QUE FAZ COM QUE A IGREJA CATÓLICA SEJA A INSTITUIÇÃO COM A MAIOR CONFIANÇA ENTRE OS BRASILEIROS?
por Luiz Lopes Jr / Comunicação CNBB A Igreja Católica é a instituição que mais conta com a confiança dos brasileiros segundo pesquisa da Quaest sobre a relação do povo brasileiro com as instituições. O número dos que confiam na Igreja é de 73% dos entrevistados, o...
MÊS MISSIONÁRIO INICIA NA DIOCESE DE ABAETETUBA COM MISSÃO COMUNITÁRIA EM ILHAS
por Guido Romero / Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe / Diocese de Abaetetuba A Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz – Ilhas de Abaetetuba, na Diocese de Abaetetuba, realizou neste sábado, dia 4 de outubro, um dia...
ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS DA SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS DEFUNTOS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB A Conferência Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, enviou documento, as dioceses e paróquias, com orientações sobre as indicações litúrgicas da Solenidade de...
PAPA LEÃO XIV EXORTA PEREGRINOS A ESCOLHEREM A VIDA EM CRISTO EM CATEQUESE JUBILAR
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em sua catequese jubilar, o Papa Leão XIV desafiou os fiéis a refletirem sobre a escolha fundamental entre Deus e os bens materiais, destacando a importância de optar pela vida em Cristo e pelos...
SETOR DE PSICOLOGIA DA ARQUIDIOCESE PROMOVE ACOLHIMENTO E PREVENÇÃO DURANTE O SETEMBRO AMARELO
por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese Durante o mês de setembro, dedicado à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio, o Setor de Psicologia da Arquidiocese de Santarém promoveu diversas atividades voltadas ao cuidado emocional. Entre elas,...
SIMPÓSIO INTERNACIONAL E INTER-RELIGIOSO CELEBRA 60º ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO NOSTRA AETATE, DO CONCÍLIO VATICANO II
por CNBB e O São Paulo A Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Casa da Reconciliação da Arquidiocese de São Paulo, o Regional Sul 1 da CNBB e a Pontifícia Universidade Católica de...
ENCONTRO FORMATIVO DA PASTORAL JUVENIL SOCIOEDUCATIVA DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM
por Diácono Samuel / Coordenador Da Pastoral Juvenil Socioeducativo da Arquidiocese de Belém Na manhã do sábado, 27/9, a Pastoral Juvenil Socioeducativa da Arquidiocese de Belém realizou um encontro formativo voltado para a organização pastoral e o fortalecimento de...
CNBB NORTE 2 PREPARA LÍDERES PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2026 EM ENCONTRO REGIONAL
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação Regional Norte 2 da CNBB A CNBB Regional Norte 2 realizará, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2025, o 'Encontro de Animadores da Campanha da Fraternidade 2026'. O objetivo é preparar as lideranças para desenvolverem a...
DIOCESE DE CAMETÁ RECEBE VISITA DA COORDENADORA NACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA
por Pastoral da Criança / Diocese de Cametá Na tarde do dia 24 de setembro de 2025, a Diocese de Cametá recebeu a visita da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Maria Inês Monteiro de Freitas, recepcionada por Antônio Cleidemilson (Piri), para conhecer e...
REGIONAL NORTE 2 ENCERRA O MÊS DA BÍBLIA COM ESTUDO E CELEBRAÇÕES EM SUAS DIOCESES E PRELAZIAS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 O mês de setembro encerrou ontem (30/9), e em comunhão com a Igreja no Brasil “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), foi o lema escolhido com o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT) para...
DOM CARLOS VERZELETTI, BISPO DE CASTANHAL, REALIZA SUA V VISITA PASTORAL NA COLÔNIA DO PRATA
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal com informações Ademilton Sousa/Pascom Prata Fotos Everardo Freitas / Pascom Diocese de Castanhal Setembro é estação de missão na Colônia do Prata: foi em setembro de 1898 que os Frades Capuchinhos, da Ordem de São...
ARQUIDIOCESE DE BELÉM CELEBRA O DIA DE SANTA TERESINHA
por Ascom/ Arquidiocese de Belém A Igreja Católica celebra no dia 1° de outubro, Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões e doutora da Igreja. Na Arquidiocese de Belém, as homenagens são realizadas no Carmelo, em Benevides, e nas paróquias dedicadas à...
PASTORAL DA EDUCAÇÃO DA DIOCESE DE BRAGANÇA APRESENTA O ‘E-BOOK COP 30 NAS ESCOLAS’ NA UFPA-BRAGANÇA
por Matheus Felipe / PASCOM Diocese de Bragança A Pastoral da Educação da Diocese de Bragança, apresentou na tarde da sexta-feira (26/9), no Auditório Maria Lúcia Medeiros (UFPA – Campus de Bragança), o livro digital 'COP30 nas Escolas – Amigos da Casa Comum' editado...
PARÓQUIA DA DIOCESE DO XINGU ALTAMIRA REALIZA “2ª VIGILIA DA JUVENTUDE”
por Paróquia Corpo e Sangue de Cristo da Diocese do Xingu No último sábado (27/9), a Paróquia Corpo e Sangue de Cristo da Diocese do Xingu – Altamira (PA), viveu um momento de profunda graça com a realização da '2ª Vigília da Juventude' com o tema “Avivamento,...
JESÚS MARÍA LÓPEZ MAULEÓN: TESTEMUNHO E DESAFIO
por Alfonso J. Dávila Lomelí, OAR / Vida Nova Digital A Amazônia não é uma periferia distante. É um espelho que devolve à Igreja universal uma imagem de comunhão, escuta e compromisso que interpela. Assim viveu Jesús María López Mauleón, agostiniano recoleto e bispo...