por Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2
foto Comunicação CNBB
O tema da juventude no contexto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foi debatido durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB).
O evento contou com a presença de Dom Vilson Basso, bispo da Diocese de Imperatriz (Ma) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Wanessa Freire Almeida, secretária nacional da Pastoral da Juventude (PJ), e Patrik Soares de Carvalho, membro da Comunidade da Aliança de Misericórdia e representante das Novas Comunidades, ambos membros da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB, composta por 12 jovens. Estiveram presentes, também, os referentes para a Juventude dos regionais, como Dom Antonio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém e referente para a juventude no Pará e Amapá.
Para Dom Vilson Basso a temática prioritária ‘Desafios e Luzes na Evangelização das Juventudes’ retoma o grande sonho de Papa Francisco no sínodo de 2018 “o número 119 do documento final [Sínodo dos Bispos, XV AGO ‘Os Jovens a Fé e o Discernimento Vocacional – de outubro de 2018] que fala que a Igreja deve investir tempo, energias e recursos financeiros na evangelização dos jovens. E Cristus vivit que foi exortação apostólica pós sinodal, onde Papa Francisco coloca meios para uma nova pastoral com os jovens, colocando a Boa Nova de que Deus os ama, derramou seu sangue por eles e que Jesus vive ressuscitado e está sempre presente ao lado dos jovens”, e continuou.
“Sabe-se que apostar nos jovens, cuidar dele é cuidar do presente e do futuro, da Igreja e da sociedade, valorizando a arte, a cultura, o esporte, o cuidado com a casa comum, a solidariedade e as ações concretas porque os jovens de hoje são sensíveis com o sofrimento dos outros e da natureza, e devemos assim estimula-los a missionariedade”, disse o presidente episcopal para a Juventude, que sente alegria em sempre servir a causa juvenil.
Os jovens Wanessa e Patrik destacaram a presença e importância dos jovens na Igreja e suas expectativas para o futuro. Apresentaram preocupação com as causas sociais, sobretudo com a Casa Comum; desejo e necessidade de formar novas lideranças jovens; desafios de proximidade com as lideranças e assessores eclesiásticos nas dioceses; dificuldades dos jovens em participarem nas instâncias decisórias da Igreja; aumento dos jovens “desigrejados”.
Os debates também envolveram bispos com experiências em juventudes, como Dom Eduardo, bispo de Jaboticabal (SP), dom Gilson, bispo de Nova Iguaçu (RJ) e Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS). Eles compartilharam histórias e percepções sobre processos de evangelização e pontos de destaque nas discussões sobre as juventudes, pautadas pelo caminho recente percorrido pela Igreja tanto universalmente quanto no contexto brasileiro.
O contexto colocado pelos bispos passa pela necessidade em buscar novos caminhos para chegar aos centros urbanos e aos lugares mais distantes. Uma forma que já é usada pelos Jovens conectados e que deve ser ampliada, através das novas tecnologias, das redes sociais junto as emissoras de tv e rádio, de uma forma rápida, criativa e que consiga conectar toda a juventude com os valores evangélicos, tocando seus corações.
Para Dom Antônio de Assis Ribeiro, em seu pronunciamento, deve-se investir tempo, energia e recursos na Pastoral Juvenil para que se possa dedicar ao acompanhamento dos jovens, oferecendo tempo para escuta-los e conhecer as suas realidades, para que se possa programar e discernir a melhor forma de evangeliza-los.
Abaixo, leia, na íntegra, o pronunciamento de Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, referente para a Juventude no Pará e Amapá.
“ INVESTIR TEMPO, ENERGIA E RECURSOS NA PASTORAL JUVENIL
O parágrafo 119, do documento final do Sínodo dos bispos sobre os jovens, nos diz que a prioridade da pastoral juvenil é uma escolha que exige investimento de “tempo, energias e recursos”. Essa ideia aparece também na Exortação Apostólica Christus Vivit afirmando: “qualquer plano de pastoral juvenil deve conter claramente meios e recursos variados para ajudarem os jovens a crescer na fraternidade, viver como irmãos, auxiliar-se mutuamente, criar comunidade, servir os outros, aproximar-se dos pobres” (CV,215). Uma vez que a Igreja já fez a opção preferencial pelos jovens, então devemos levar a sério as suas consequências.
Uma pastoral juvenil consistente, requer a dedicação de TEMPO QUALIFICADO aos jovens; não há pastoral sem tempo dedicado; uma pastoral juvenil séria demanda tempo para a elaboração de planos pastorais, projetos socioeducativos e agendas específicas (diocesana e paroquiais); tempo para com a formação de lideranças juvenis, leigos, padres e seminaristas; é preciso dedicar tempo para a promoção de processo educativos, articular e programar celebrações especiais, encontros periódicos, retiros, experiências missionárias e participar de eventos diocesanos, regionais e nacionais.
Não existe educação e evangelização onde não há investimento de tempo; somos educadores-pastores dos jovens porque eles fazem parte do rebanho que nos foi confiado e somente quem gasta tempo com o outro, pode cuidar e comprovar que ama. Recordemos Saints Exupéry: “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante.”
Em síntese: é preciso dedicar tempo para a Pastoral Juvenil; tempo para escutar, pensar, projetar, programar, avaliar, estudar, discernir situações; tempo para conviver e acompanhar.
A segunda consequência da prioridade pastoral para com jovens é o investimento de ENERGIAS: isso significa disponibilizar recursos humanos (assessores, sacerdotes, líderes, seminaristas); gastar energias significa ser presença animadora que escuta, acompanha, orienta, convive, participa da vida deles. Energia na vida pastoral significa afeto dedicado, exercício de inteligência à serviço da pastoral juvenil; energia significa esforço de redimensionamento, reconfiguração pastoral e conversão missionária. Todavia, a mais forte energia que podemos dispensar aos jovens é o nosso calor afetivo amistoso e paterno.
Temos muitas energias que poderiam estar com mais generosidade a serviço da educação e evangelização dos jovens, como por exemplo, as energias carismáticas presentes em nossas Igrejas que fortalecem a Pastoral juvenil e promove a mentalidade sinodal. Na gestão pastoral é preciso equilíbrio no emprego de energias. Pois, todas as categorias do povo de Deus devem ser beneficiárias da mesma atenção pastoral.
Em síntese: temos energias disponíveis nossas o evangelho, as devoções, os carismas, a paixão pela missão, nossa vocação… Mas a maior e mais potente das nossas energias é aquela afetiva – que vai ao encontro, acolhe, gera amizade.
O terceiro investimento a ser feito na pastoral juvenil, diz respeito a RECURSOS. Isso significa a disponibilidade de meios necessários para que as iniciativas desejadas aconteçam. Há uma variedade de recursos que, sem os quais, a pastoral juvenil fica atrofiada. O fortalecimento da pastoral juvenil, que contribui para a revitalização da Igreja, necessita de recursos humanos, recursos técnicos (espaços), pedagógicos e financeiros.
A maioria dos jovens não trabalha, por isso eles precisam ser apoiados financeiramente nas ações pastorais e, ao mesmo tempo, sejam educados para que o protagonismo juvenil, se manifeste também através do dinamismo de uma pastoral juvenil aberta e autossustentável.
Em síntese: é preciso investir em formação (de assessores leigos, seminaristas, sacerdotes especialistas), em recursos pedagógicos, técnicos, infraestruturas como o Oratório e centro juvenil… investimento em experiências como no voluntariado, na missionariedade, na luta socioambiental etc.”
#eurezopelaassembleiadosbispos
Clique nos títulos abaixo para ler na íntegra a matéria:
10/04 DOM JAIME SPENGLER DÁ INÍCIO A SESSÃO DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB
08/04 SECRETÁRIO-GERAL CONVIDA PARA O DIA DE ORAÇÃO PELA 61ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB
Notícias
CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 2025 DISPONIBILIZA MATERIAIS E CONVIDA FIÉIS A ACOLHEREM JESUS EM SEUS LARES
por Assessoria de Comunicção / CNBB A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou os materiais oficiais da Campanha para a Evangelização 2025 (CE 2025), que neste ano tem como tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,5). A inspiração...
CPD DA DIOCESE DE CAMETÁ CONSTRÓI UMA IGREJA SINODAL
por Diocese de Cameta O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) esteve reunido no período de 06 a 08 de novembro, na Chácara Pe. Joaquim-Tucuruí para Avaliação e Planejamento 2026. O Conselho é composto pelo bispo, padres, diáconos, religiosos, seminaristas,...
ENCONTRO DA JUVENTUDE NA COP30 MARCA PRESENÇA E COMPROMISSO DE JOVENS CATÓLICOS COM O CUIDADO DA VIDA DO PLANETA
por Luiz Lopes Jr / Comunicação CNBB A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB realizou o Encontro Nacional Juventude na COP30, entre os dias 13 e 16 de novembro, no distrito de Icoaraci, em Belém (PA). As atividades realizadas e a carta divulgada no último dia de...
CONSELHO DE LEIGOS E LEIGAS DA DIOCESE DE BRAGANÇA REUNIRAM-SE EM ASSEMBLEIA
por Clementino Monteiro / PASCOM Diocese de Bragança O Conselho Diocesano de Leigos e Leigas reuniu-se em assembleia no último fim de semana, 15 e 16 de novembro, no Centro Guadalupe (EFAC), com o tema “Cristãos leigos e leigas: sinais de esperança no mundo”....
PRELAZIA DE ITAITUBA: VIVÊNCIA DO DNJ NO KM 70
por padre Rogerio Zenatelli / Prelazia de Itaituba com informações de padre Luciano Rossetto A Prelazia de Itaituba através da Comunidade São Judas Tadeu no KM 70 da BR Transamazônica (BR 230) acolheu cerca de 80 jovens para comemorarem o 'Dia Nacional da Juventude'...
BISPOS E PRESBÍTEROS DA PRELAZIA DE ITAITUBA ENCERRAM A JORNADA DE ENCONTROS DE 2025
por padre Rogerio Zenatelli / Prelazia de Itaituba De 17 a 21 de novembro, Dom Wilmar Santin, Bispo da Prelazia de Itaituba, se reuniu com o seu presbitério na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no munícipio do Trairão. Foram momentos de integração; espiritualidade e...
A PRESENÇA VIVA DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA: FÉ QUE RESISTE E FLORESCE ENTRE RIOS E COMUNIDADES
por Gabriel Melo / Paroquia São João Paulo II Diocese de Abaetetuba Em meio à imensidão verde da Amazônia Paraense, a fé católica continua lançando raízes firmes entre comunidades ribeirinhas e povoados às margens da PA-151. O documentário Amazônidas - Episódio 4,...
ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM REALIZA CAMPANHA DE NATAL “PÃO EM TODAS AS MESAS”
por Aritana Aguiar / Arquidiocese de Santarém A Arquidiocese de Santarém está realizando a Campanha de Natal “Pão em Todas as Mesas”, uma ação solidária que busca arrecadar alimentos destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa conta com...
A DIOCESE DE MARABÁ NA JORNADA MUNDIAL DOS POBRES
por Pascom/ Diocese de Marabá A Diocese de Marabá realizou ações caritativas na Jornada Mundial dos Pobres em suas paroquias. seus agentes de pastorais estiveram presentes nos bairros onde há a presença de necessitados. As paróquias e comunidades assumiram o projeto...
DIOCESES DO REGIONAL NORTE 2 PARTICIPAM DA COP 30 ATRAVÉS DA PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL
por Clementino Monteiro / PASCOM Diocese de Bragança fotos Matheus Felipe / PASCOM Diocese de Bragança Com o tema “A contribuição da Pastoral da Ecologia Integral diante dos desafios das emergências climáticas”, a Pastoral da Ecologia Integral (PEI) realizou um...
DIOCESE DE CASTANHAL REALIZA O JUBILEU DOS POBRES
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese e Castanhal fotos de Jandeson Boni / TV Mãe de Deus Tu és a minha a esperança (cf. Sl 71,5) é o título da Mensagem do Papa Leão XIV, em 13 de junho de 2025, ‘no desejo que o Ano Jubilar possa incentivar o desenvolvimento de...
VATICANO INAUGURA NOVO AMBULATÓRIO “SÃO MARTINO” SOB A COLUNATA DE SÃO PEDRO PARA REFORÇAR SAÚDE GRATUITA AOS POBRES
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Na semana em que a Esmolaria Apostólica, do Vaticano, é protagonista da 'IX Jornada Mundial dos Pobres', no domingo, 16 de novembro, o Santo Padre Papa Leão XIV inaugura um novo ambulatório sob a...
COP30: FÉ E ECOLOGIA SE ENCONTRAM NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA REALIZADA DA BASÍLICA DE NAZARÉ EM BELÉM
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Ao final do ‘Simpósio Internacional – Igreja Católica na COP 30’, realizado ontem (12/11) no Colégio Santa Catarina de Sena, os presentes juntos com cardeais, bispos, clero, diáconos, leigos...
IGREJA DO SUL GLOBAL LANÇA FORTE CHAMADO POR JUSTIÇA CLIMÁTICA NA COP30: DENÚNCIA DAS “FALSAS SOLUÇÕES” E APELO À TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB As Conferências e Conselhos Episcopais Católicos da África, América Latina e Caribe, e Ásia uniram suas vozes em uma mensagem contundente ao mundo, com foco na realização da COP30 no...
IGREJA RUMO À COP30: ECOLOGIA INTEGRAL E DEFESA INDÍGENA PAUTAM CHAMADO GLOBAL EM BELÉM
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB fotos Luiz Estumano / Fundação Nazaré A Igreja Católica no Brasil, através da iniciativa "Igreja Rumo à COP30", transformou-se em um corpo sinodal de discípulos missionários para a COP30, unindo...
FÉ, CIÊNCIA E O GRITO DA TERRA: A CONVERGÊNCIA PROFÉTICA RUMO À COP30
por Vívian Marler/ Assessora de Comunicação doRegional Norte 2 da CNBB fotos Luiz Estumano / Fundação Nazaré Em um ato profético de convergência, representantes da Igreja Católica do Sul Global e da Europa, cientistas e líderes indígenas se reuniram na tarde desta...
IGREJA CATÓLICA IMPULSIONA AGENDA CLIMÁTICA NA COP30 COM VOZES GLOBAIS UNIDAS COM APELO POR JUSTIÇA INTEGRAL
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB fotos Luiz Estumano / Fundação Nazaré A Igreja Católica no Brasil, através da iniciativa "Igreja Rumo à COP30", transformou-se em um corpo sinodal de discípulos missionários para a COP30, unindo...
COP30: IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA DEFENDE ECOLOGIA INTEGRAL E DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do regional Norte 2 da CNBB fotos Luiz Estumano / Fundação Nazaré Em uma coletiva de imprensa realizada durante a COP30, no início da tarde desta quarta-feira (12/11), no Colégio Santa Catarina de Sena, Dom Leonardo...
VATICANO ESCLARECE O PAPEL DE MARIA NA SALVAÇÃO: ENTRE A MATERNIDADE E A ÚNICA MEDIAÇÃO DE CRISTO
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB O Dicastério para a Doutrina da Fé emitiu recentemente (04/11), uma Nota Doutrinal intitulada Mater Populi Fidelis, respondendo a décadas de consultas sobre a devoção mariana e, em particular,...
ROMA SE PREPARA PARA O JUBILEU DOS POBRES 2025: 10 MIL PEREGRINOS E EXPANSÃO DA ASSISTÊNCIA MÉDICA
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Roma se mobiliza para um dos eventos centrais do Ano Santo: o Jubileu dos Pobres, que ocorrerá de 14 a 16 de novembro de 2025. O evento culminará no domingo, dia 16, com a celebração da IX...