por Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2
foto Comunicação CNBB
O tema da juventude no contexto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foi debatido durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB).
O evento contou com a presença de Dom Vilson Basso, bispo da Diocese de Imperatriz (Ma) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Wanessa Freire Almeida, secretária nacional da Pastoral da Juventude (PJ), e Patrik Soares de Carvalho, membro da Comunidade da Aliança de Misericórdia e representante das Novas Comunidades, ambos membros da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB, composta por 12 jovens. Estiveram presentes, também, os referentes para a Juventude dos regionais, como Dom Antonio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém e referente para a juventude no Pará e Amapá.
Para Dom Vilson Basso a temática prioritária ‘Desafios e Luzes na Evangelização das Juventudes’ retoma o grande sonho de Papa Francisco no sínodo de 2018 “o número 119 do documento final [Sínodo dos Bispos, XV AGO ‘Os Jovens a Fé e o Discernimento Vocacional – de outubro de 2018] que fala que a Igreja deve investir tempo, energias e recursos financeiros na evangelização dos jovens. E Cristus vivit que foi exortação apostólica pós sinodal, onde Papa Francisco coloca meios para uma nova pastoral com os jovens, colocando a Boa Nova de que Deus os ama, derramou seu sangue por eles e que Jesus vive ressuscitado e está sempre presente ao lado dos jovens”, e continuou.
“Sabe-se que apostar nos jovens, cuidar dele é cuidar do presente e do futuro, da Igreja e da sociedade, valorizando a arte, a cultura, o esporte, o cuidado com a casa comum, a solidariedade e as ações concretas porque os jovens de hoje são sensíveis com o sofrimento dos outros e da natureza, e devemos assim estimula-los a missionariedade”, disse o presidente episcopal para a Juventude, que sente alegria em sempre servir a causa juvenil.
Os jovens Wanessa e Patrik destacaram a presença e importância dos jovens na Igreja e suas expectativas para o futuro. Apresentaram preocupação com as causas sociais, sobretudo com a Casa Comum; desejo e necessidade de formar novas lideranças jovens; desafios de proximidade com as lideranças e assessores eclesiásticos nas dioceses; dificuldades dos jovens em participarem nas instâncias decisórias da Igreja; aumento dos jovens “desigrejados”.
Os debates também envolveram bispos com experiências em juventudes, como Dom Eduardo, bispo de Jaboticabal (SP), dom Gilson, bispo de Nova Iguaçu (RJ) e Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS). Eles compartilharam histórias e percepções sobre processos de evangelização e pontos de destaque nas discussões sobre as juventudes, pautadas pelo caminho recente percorrido pela Igreja tanto universalmente quanto no contexto brasileiro.
O contexto colocado pelos bispos passa pela necessidade em buscar novos caminhos para chegar aos centros urbanos e aos lugares mais distantes. Uma forma que já é usada pelos Jovens conectados e que deve ser ampliada, através das novas tecnologias, das redes sociais junto as emissoras de tv e rádio, de uma forma rápida, criativa e que consiga conectar toda a juventude com os valores evangélicos, tocando seus corações.
Para Dom Antônio de Assis Ribeiro, em seu pronunciamento, deve-se investir tempo, energia e recursos na Pastoral Juvenil para que se possa dedicar ao acompanhamento dos jovens, oferecendo tempo para escuta-los e conhecer as suas realidades, para que se possa programar e discernir a melhor forma de evangeliza-los.
Abaixo, leia, na íntegra, o pronunciamento de Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, referente para a Juventude no Pará e Amapá.
“ INVESTIR TEMPO, ENERGIA E RECURSOS NA PASTORAL JUVENIL
O parágrafo 119, do documento final do Sínodo dos bispos sobre os jovens, nos diz que a prioridade da pastoral juvenil é uma escolha que exige investimento de “tempo, energias e recursos”. Essa ideia aparece também na Exortação Apostólica Christus Vivit afirmando: “qualquer plano de pastoral juvenil deve conter claramente meios e recursos variados para ajudarem os jovens a crescer na fraternidade, viver como irmãos, auxiliar-se mutuamente, criar comunidade, servir os outros, aproximar-se dos pobres” (CV,215). Uma vez que a Igreja já fez a opção preferencial pelos jovens, então devemos levar a sério as suas consequências.
Uma pastoral juvenil consistente, requer a dedicação de TEMPO QUALIFICADO aos jovens; não há pastoral sem tempo dedicado; uma pastoral juvenil séria demanda tempo para a elaboração de planos pastorais, projetos socioeducativos e agendas específicas (diocesana e paroquiais); tempo para com a formação de lideranças juvenis, leigos, padres e seminaristas; é preciso dedicar tempo para a promoção de processo educativos, articular e programar celebrações especiais, encontros periódicos, retiros, experiências missionárias e participar de eventos diocesanos, regionais e nacionais.
Não existe educação e evangelização onde não há investimento de tempo; somos educadores-pastores dos jovens porque eles fazem parte do rebanho que nos foi confiado e somente quem gasta tempo com o outro, pode cuidar e comprovar que ama. Recordemos Saints Exupéry: “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante.”
Em síntese: é preciso dedicar tempo para a Pastoral Juvenil; tempo para escutar, pensar, projetar, programar, avaliar, estudar, discernir situações; tempo para conviver e acompanhar.
A segunda consequência da prioridade pastoral para com jovens é o investimento de ENERGIAS: isso significa disponibilizar recursos humanos (assessores, sacerdotes, líderes, seminaristas); gastar energias significa ser presença animadora que escuta, acompanha, orienta, convive, participa da vida deles. Energia na vida pastoral significa afeto dedicado, exercício de inteligência à serviço da pastoral juvenil; energia significa esforço de redimensionamento, reconfiguração pastoral e conversão missionária. Todavia, a mais forte energia que podemos dispensar aos jovens é o nosso calor afetivo amistoso e paterno.
Temos muitas energias que poderiam estar com mais generosidade a serviço da educação e evangelização dos jovens, como por exemplo, as energias carismáticas presentes em nossas Igrejas que fortalecem a Pastoral juvenil e promove a mentalidade sinodal. Na gestão pastoral é preciso equilíbrio no emprego de energias. Pois, todas as categorias do povo de Deus devem ser beneficiárias da mesma atenção pastoral.
Em síntese: temos energias disponíveis nossas o evangelho, as devoções, os carismas, a paixão pela missão, nossa vocação… Mas a maior e mais potente das nossas energias é aquela afetiva – que vai ao encontro, acolhe, gera amizade.
O terceiro investimento a ser feito na pastoral juvenil, diz respeito a RECURSOS. Isso significa a disponibilidade de meios necessários para que as iniciativas desejadas aconteçam. Há uma variedade de recursos que, sem os quais, a pastoral juvenil fica atrofiada. O fortalecimento da pastoral juvenil, que contribui para a revitalização da Igreja, necessita de recursos humanos, recursos técnicos (espaços), pedagógicos e financeiros.
A maioria dos jovens não trabalha, por isso eles precisam ser apoiados financeiramente nas ações pastorais e, ao mesmo tempo, sejam educados para que o protagonismo juvenil, se manifeste também através do dinamismo de uma pastoral juvenil aberta e autossustentável.
Em síntese: é preciso investir em formação (de assessores leigos, seminaristas, sacerdotes especialistas), em recursos pedagógicos, técnicos, infraestruturas como o Oratório e centro juvenil… investimento em experiências como no voluntariado, na missionariedade, na luta socioambiental etc.”
#eurezopelaassembleiadosbispos
Clique nos títulos abaixo para ler na íntegra a matéria:
10/04 DOM JAIME SPENGLER DÁ INÍCIO A SESSÃO DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB
08/04 SECRETÁRIO-GERAL CONVIDA PARA O DIA DE ORAÇÃO PELA 61ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB
Notícias
Barcos Hospitais Papa Francisco e Papa São João XXIII Levam Saúde e Esperança à COP30 em Belém/PA
por Mauro Nayan / SEDCOM Diocese de Óbidos No dia 2 de novembro, os Barcos Hospitais Papa Francisco e Papa São João XXIII, este último recém-chegado de Manaus, Amazonas, iniciaram sua jornada rumo a Belém, no Pará. Sua missão é oferecer apoio humanitário e serviços de...
“Um em Cristo, Unidos na Missão”: A Unidade Necessária para Levar a Palavra Onde a Internet Não Chega
por Vivian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB A divulgação do tema para o Dia Mundial das Missões 2026, "Um em Cristo, unidos na missão", ressoa profundamente com os desafios e as vitórias que testemunhamos diariamente na Amazônia. Celebrar...
Lançamento do livro “A Igreja Profética e a Amazônia”
Dom Erwin Kräutler convida a Igreja a reencontrar sua voz profética diante dos povos e da floresta Em um tempo marcado por crises ambientais, ameaças aos povos originários e silenciamentos dentro da própria Igreja, o bispo emérito do Xingu, Dom Erwin Kräutler, lança o...
FESTA DA CONCEIÇÃO: Romaria para Alter do Chão e Círio Fluvial ocorrem neste domingo, 9
por Luiz Nascimento - ASCOM do Círio da Conceição 2025 Acontece neste domingo (9) a 3ª edição do Círio Fluvial de Nossa Senhora da Conceição, em homenagem à padroeira da Arquidiocese de Santarém. A programação começa às 7h, com a Romaria para Alter do Chão, que sairá...
Dom Wilmar Santin em Missão: Fé e Sacramentos no Coração do Povo Munduruku
por Vivian Marler/ Assesora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB* Há uma semana Dom Wilmar Santin, bispo da Prelazia de Itaituba (PA) está em sua visita anual a Missão Sao Francisco do Rio Cururu, quando visitará nove aldeias do Povo Munduruku. O difícil acesso...
Área Pastoral Assuriní acolhe o 27º Encontrão das CEBs da Transamazônica e Santarém-Cuiabá
Entre os dias 23 e 26 de julho, a Área Pastoral Assuriní, na Diocese de Xingu-Altamira, foi lugar de encontro, partilha e renovação da fé com a realização do 27º Encontrão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Região Transamazônica e Santarém-Cuiabá. O tema que...
Diálogo Inter-religioso em Foco: Belém Marca 60 Anos da Nostra Aetate com Chamado à Fraternidade e o apelo à Paz.
por Faculdade Catolica de Belém / FACBEL Em um ato significativo para a promoção da harmonia religiosa, a cidade de Belém sediou na noite do dia 28/10, um encontro memorável para celebrar os '60 anos da Declaração Nostra Aetate'. Promulgada em 28 de outubro de 1965...
Diocese de Macapá cria Área Missionária dedicada à Sagrada Família em Santana
por Jefferson Souza | Pascom Diocese de Macapá A noite de domingo, 26 de outubro de 2025, foi uma noite histórica para a comunidade católica no município de Santana (AP). Reunidos na Igreja Sagrada Família, no bairro Acquaville, os fiéis presentes testemunharam a...
Jovens da Amazônia celebram fé e esperança no 25º Dia Nacional da Juventude nas Ilhas do Pará
Por Márcia Fonseca | Pascom Diocese de Macapá Fotos: Colaboração de Vinicius Machado Centenas de jovens se reuniram em um dos maiores encontros católicos já realizados na região ribeirinha das Ilhas do Pará, pertencentes à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, da...
Igrejas que caminham juntas: visita missionária do Regional Nordeste V fortalece laços de fé na Diocese de Xingu Altamira
por PASCOM / Diocese de Xingu Altamira Entre os dias 16 e 20 de outubro de 2025, a Diocese de Xingu-Altamira (PA) acolheu com alegria a visita missionária do Conselho Missionário Regional Nordeste V (COMIRE/NE V). A iniciativa faz parte do Projeto Igrejas Irmãs,...
1º DNJ para jovens das ilhas da Paróquia São Francisco Xavier- Barcarena
por Pascom / Diocese de Abaetetuba Entre os dias 24 e 26 de outubro, a Área Pastoral São Paulo Apóstolo, das ilhas de nossa paróquia, realizou na Comunidade Santa Rita de Cássia – Poção o 1º Dia Nacional da Juventude (DNJ), com o tema: "Jovens peregrinos de esperança"...
Em Missa do Jubileu, Papa Leão XIV Exorta Universitários a Terem uma “Visão de Conjunto”
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Durante celebração na Basílica de São Pedro, ontem (27/10), como parte da Programação do Jubileu da Educação, Papa Leão XIV convidou estudantes e acadêmicos a superarem o fechamento intelectual e...
Círio da Juventude reúne fé, alegria e esperança nas ruas de Marabá
Uma procissão que expressa a força e a alegria da juventude tomou conta das ruas da Nova Marabá, entre a Folha 27 e a Folha 16, na manhã deste sábado (25).
CORDA, TERÇO E MANTO DO CÍRIO 2025 DESTACAM FÉ E TRADIÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM
por Luiz Nascimento / ASCOM do Círio da Conceição 2025 As apresentações e bênçãos aconteceram durante a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Santarém, na noite deste domingo (26) de outubro, e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Irineu Roman, CSJ, e...
‘4º ACAMPAMENTO TRANSFIGURAÇÃO’ ACONTECE NA DIOCESE DE XINGU-ALTAMIRA
por PJ / Diocese de Xingu-Altamira Nos dias 18 e 19 de outubro, em um sítio no município de Altamira (PA), aconteceu o 4º Acampamento Transfiguração, uma profunda experiência de fé que reuniu 63 jovens e adultos, acompanhados por uma equipe de 56 servos. Sob a...
O GRITO SILENCIADO: REALIDADE, DESEJO E ESPERANÇA NA RETOMADA DA PASTORAL DA AIDS NA PRELAZIA DE ITAITUBA
por Vívian Marler / Assessora de COmunicação do Regional Norte 2 da CNBB A Prelazia de Itaituba, assim como muitas realidades da Amazônia, enfrenta um cenário complexo onde a vulnerabilidade social e as epidemias, como a Aids, exigem uma resposta pastoral urgente e...
INSCRIÇÕES ABERTAS: REGIONAL NORTE DA PASTORAL FAMILIAR REALIZA SIMPÓSIO SOBRE FERTILIDADE E INFERTILIDADE CONJUGAL À LUZ DA FÉ CATÓLICA
Por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB A Pastoral Familiar do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza nos dias 28 e 29 de novembro na Igreja São João Paulo II, no bairro da Pedreira, em Belém (PA)...
JUBILEU DO MUNDO EDUCATIVO: VATICANO PREPARA ENCONTRO GLOBAL QUE BUSCA TRANSFORMAR AS COMUNIDADES ECLESIAIS EM VERDADEIRAS “CONSTELAÇÕES DE ESPERANÇA”
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB AIgreja Católica mobiliza sua vasta rede global de ensino para o 'Jubileu do Mundo Educativo', evento central no calendário do 25º Ano Santo, que se realiza sob o tema “Peregrinos da Esperança”....
DOM JOSÉ MARIA DOS REIS REÚNE-SE COM MEMBROS DO SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DO REGIONAL NORTE 2 PARA PLANEJAMENTOS FUTUROS
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Os membros do Serviço de Animação Vocacional do Regional Norte 2 (SAV), reuniram-se com o seu bispo referencial, Dom José Maria Chaves dos Reis, bispo da Diocese de Abaetetuba (PA), na tarde...
A FÉ DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ REÚNE MULTIDÕES NOS CÍRIOS NO PARÁ E AMAPÁ
por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB O mês de outubro no Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBBN2, no Pará e Amapá, reflete a fé que os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré sentem pela Rainha...