por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
fotos Jandeson Boni e Gildo Solano

“Deus nos dá a graça de termos mais cinco padres em nossa Diocese. Jovens que entregaram suas vidas de forma consciente e estão preparados para a causa do Reino de Deus.” Assim falou dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal, depois de presidir a Missa de Ordenação Sacerdotal dos jovens diáconos: Carlos Alberto Dias, Daniel Martins, Everton Soares, Jean Santos e Joilson Carvalho.

Foi na noite desta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, quando, já em meio aos preparativos do Natal do Senhor, estiveram reunidos na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal, juntamente ao clero diocesano e centenas de fiéis, os convidados, formadores, familiares e amigos dos novos presbíteros, vindos das paróquias da Diocese, em especial, das de origem deles e daquelas onde passaram quando seminaristas e, posteriormente, como Diáconos.
Segundo o Direito Canônico: Cânon 1008 – “com o sacramento da Ordem por instituição divina, alguns entre os fiéis, mediante o caráter indelével com o qual são assinalados, são constituídos ministros sagrados; aqueles a saber, que são consagrados e destinados a servir, cada um no seu grau, com novo e peculiar título, o Povo de Deus.”

Dom Carlos, em sua homilia, exortou os ordenandos a seguirem os passos de Cristo Bom Pastor: “sejam homens do caminho, do serviço, do encontro. Não há espaço para lentidão, indiferença ou procrastinação. Aqueles que encontraram Deus, e carregam sua presença dentro de si, não podem permanecer imóveis; ‘o amor de Cristo nos impele. …
O conhecimento de Cristo, o amor de Cristo, que bate forte em seus corações, não pode ser represado, contido, guardado apenas para vocês. Chegou a hora de extravasar para alcançar, atingir, tocar a quantos vocês encontrarem. Cada passo, cada palavra, cada gesto do seu ministério, será autêntico, na medida em que vocês forem o reflexo de Cristo; pessoas que escutam antes de falar, que servem antes de serem servidas; se fazem pequenas para dar espaço a graça divina.”

No final da Celebração, foram proferidos os agradecimentos pelo recém – ordenado padre Joilson Montes, recordando todos aqueles que participaram de suas vidas formativas, como dom Carlos, os reitores dos seminários diocesanos, os professores e párocos onde exerceram atividades pastorais.

……………
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/