Em Manaus, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, pessoas de vários seguimentos da juventude dos regionais Norte 1, 2, 3, Nordeste 5, Oeste 2 e Noroeste participaram de uma atividade promovida pela Rede Eclesial Pan – Amazônica/REPAM – Brasil, e refletiram sobre o sínodo, além de responderem o questionário do Documento.
“Foi uma forma de integração e de conhecer melhor a Amazônia dentro da Amazônia, além de conhecer novos povos, experiências e vivências com as juventudes de outros regionais”, disse Mailson da Nóbrega do Regional Norte 2 que compõem os Estados do Pará e Amapá da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
No total, foram 30 jovens das pastorais, movimentos eclesiais e sociais, congregações religiosas, comunidades indígenas e quilombolas representadas no encontro de escuta para o Sínodo da Amazônia. Os representantes dos seis regionais responderam as 12 questões do questionário, depois de terem refletido, construíram juntos as sínteses, sendo muito participativos.
A juventude também reconstruiu o mapa da Amazônia legal, dando um destaque para os rios, as cidades dos participantes que estavam nesse encontro, os povos indígenas, as belezas, as ameaças e os projetos que estão tendo continuidade em cada território.
Durante os três dias, os participantes se dividiram em grupos e individualmente estudaram, refletiram e discutiram as diversas temáticas sobre o documento preparatório do Sínodo.
Fotos: REPAM – Brasil