por J. Bahia

Uma belíssima solenidade realizada em Bragança na noite desta sexta-feira, 06 de dezembro de 2024, tornou as Marujadas do Pará Patrimônio Cultural do Brasil. A titulação foi conferida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) e Ministério da Cultura. Foram contempladas as Marujas de 07 municípios paraenses: Bragança, Augusto Corrêa, Capanema, Primavera, Quatipuru, Tracuateua e Ananindeua.

A programação foi organizada pela Irmandade da Marujada, Prefeitura de Bragança, Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) no Pará e Faculdade de História do Campus Bragança da Universidade Federal do Pará(UFPA). Inicialmente foi celebrada Santa Missa em ação de graças na igreja centenária de São Benedito, presidida pelo bispo diocesano Dom Raimundo Possidônio da Mata.

As marujadas caminharam até o Teatro Museu onde aconteceu a cerimônia de certificação que contou com a participação do Vice-prefeito de Bragança, Mario Junior; Bispo Diocesano de Bragança, Dom Raimundo Possidônio da Mata; Secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa; Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Pará, Cristina Vasconcelos Nunes; Presidente da Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança, João Batista Pinheiro; Vice coordenadora do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará e Coordenadora do Inventário de Referências Culturais da Marujada, Professora Dra. Maria Roseane Correa Pinto Lima; prefeitos e representantes dos municípios.

A Titulação foi entregue a cada capitã da Marujada dos respectivos municípios. O professor, historiador, Dr. Dário Benedito Rodrigues fez o seu pronunciamento encerrando a solenidade.
Em sinal de gratidão, as Marujadas dançaram ao som do retumbão recebendo os aplausos do público presente.