O presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Norte 2 da CNBB, padre José Maria Ribeiro, foi eleito presidente da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB). É a segunda vez que o paraense assume a gestão da entidade criada há 30 anos para promover, assistir, ajudar e defender os padres com atuação no Brasil.

Além de padre José Maria, a diretoria executiva terá os padres Lázaro Muniz (Salvador/BA) como vice-presidente, Lício José Neto (Santo Amaro/SP) como 1º secretário, Auricélio Paulino (Santarém/PA) como 2º secretário, Maciel Bezerra (Nova Iguaçu/RJ) como 1º tesoureiro, Antônio Paulo Cabral (João Pessoa/PB) como 2º tesoureiro, Carlos Alberto da Silva (Tabatinga/AM) como 1º conselheiro fiscal, Alírio Bervian (Altamira/PA) como 2º conselheiro fiscal e Euclides Ferreira (Gama/DF) como 1º conselheiro.

A eleição da Diretoria Executiva da ANPB foi realizada no dia 16, em Brasília, durante a 11ª Assembleia Geral Eletiva que ocorre de 14 a 18 deste mês de fevereiro. A nova gestão terá mandato de três anos, de 2022 a 2025, e executará os projetos elaborados e aprovados para o período.

A 11ª Assembleia teve como tema “Sinodalidade do Presbítero: Comunhão, Participação e Missão”. Em mensagem encaminhada aos padres, a nova diretoria agradeceu a gestão anterior, presidida pelo padre Antônio Cabral de Melo, e fez um chamado para que mais sacerdotes se associem.

“Para que a ANPB seja de fato um caminho que se faz caminhando, a partir dos anseios e demandas dos presbíteros de nossas dioceses e prelazias, é que convidamos você, querido irmão presbítero para se tornar mais um nesse mutirão de formação permanente, na perspectiva do cuidado com a saúde integral (física, espiritual e mental) do presbítero”, diz um trecho do documento.

A nova diretoria também celebrou os 30 anos de fundação da ANPB, completados no dia 13, destacando o papel dos que deram os primeiros passo paras o associativismo dos padres, apesar dos entraves inicias para lançarem as bases de um projeto de comunhão, participação e missão à luz do Concílio Vaticano II.

“Hoje, em pleno itinerário preparatório ao Sínodo dos Bispos em 2023, nós, presbíteros sócios da ANPB, queremos reafirmar nossa comunhão com o Magistério do Papa Francisco, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e firmar a parceria com a Comissão Nacional de Presbíteros”, reforça o documento.

Perfil – Atualmente, padre José Maria é pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no município de Ananindeua (PA). Nascido em Castanhal-PA, foi ordenado sacerdote em 1986. Fez o doutorado em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia de Santo Tomás de Aquino, em Roma, e em 2009 foi eleito pela primeira vez para a ANPB.