A Pastoral da Juventude do Regional Norte 2, desde assembleia realizada em Anapu (Diocese de Xingu-Altamira) em fevereiro deste ano, vem caminhando guiada pelo Espírito Santo, o qual nos aponta o direcionamento na construção Da Ampliada Regional da Pastoral da Juventude (ARPJ), que tem como objetivo reestruturar a coordenação da PJ e dialogar um plano de ação para o próximo triênio.

Após vivenciar quatro encontros em formato virtual, entendidos como “caminho formativo”, onde se refletiu sobre temas como: Encantar pela PJ; Identidade da PJ; Movimentos da Igreja, Sinodalidade e Espiritualidade do Cuidado, a pastoral segue preparando o caminho para a vivência para ARPJ e articulação em nível regional. Tal momento contará com a participação de aproximadamente cinquenta jovens, dentre assessores delegadas/os da PJ das Prelazias, Dioceses e Arquidioceses do Regional Norte 2, os quais fizeram parte deste processo. É com imensa alegria e profetismo que a PJ é convidada a retornar para a Arquidiocese de Belém, em um encontro que provocará a reflexão através da iluminação bíblica “meu refúgio, minha rocha protetora, meu Deus, eu confio em ti” Sl 91 e com o tema: Há 45 anos embalando a história e tecendo resistência.

É através da articulação e do empenho das lideranças da Pastoral da Juventude e com o apoio de Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém e referencial das juventudes do Regional, que a Ampliada da PJ irá ocorrer entre os dias 09 e 11 de dezembro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Norte 2, em Belém. Emanados com Espírito da sinodalidade e com foco nos objetivos desta Ampliada, é que a Pastoral da Juventude recorre às orações de todos e todas, pedindo que estejam em sintonia com o trabalho e o profetismo da pastoral, que segue sendo conduzida pela divina Ruah na evangelização da Juventude na Amazônia.

SOBRE A ARTE DO CARTAZ:
A árvore é a representatividade da nossa floresta que se localiza em
nosso regional, com as raízes fixa no chão e se ligando aos rios como fonte de
força e sustento das águas que banham nossa região.
Grafismo: significa conexão com a floresta, simboliza que somos o elo
e ligação com a floresta.
A vitória regia é um símbolo que nos representa enquanto amazônidas,
a lamparina para sermos luz na caminhada, a rede simboliza o nosso embalo
ao construir nossa historia nesses 45 anos, as cores representando a
diversidade das nossas juventudes.

Por Ingrid Sabrina Batista Costa
Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude/Norte2