A Igreja Católica, presente nos Estados Federativos do Pará e Amapá – que compõem o Regional Norte 2 da CNBB, apresenta em suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora a Urgência de ser “Igreja à Serviço da Vida Plena para Todos”. E por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora – CEPAST objetiva “Contribuir, enquanto Pastorais Sociais, Organismos e Setor da Mobilidade Humana, para a promoção da pessoa e das comunidades para que se tornem protagonistas, promotores e defensores da vida no planeta, garantindo os direitos da Mãe Terra e atendendo os clamores dos pobres, a partir da realidade da Amazônia e dos demais biomas brasileiros, expressando o rosto profético, missionário e misericordioso da Igreja”. E para alcançar este objetivo, esta Comissão no regional Norte 2, realiza suas atividades pelos seguintes serviços: Pastoral Afro-Brasileira, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, Pastoral de Aids, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Turismo, Pastoral dos portos, Pastoral das Ilhas, Caritas Brasileira, Comissão Justiça e Paz, Comissão Pastoral da Terra e Conselho Pastoral dos Pescadores.

            Para manter esta ação social transformadora, a CNBB reconhece os leigos e leigas – na condição de sujeitos eclesiais, como agentes pastorais chamados ao engajamento na Igreja e na Sociedade. Contudo, a “messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 37) e por isso o Senhor nos diz: “Venham trabalhar na minha vinha” (Mt 20,4).

            Por isso, desejamos com esta Campanha, incentivar o engajamento de novos voluntários para auxiliar no serviço pastoral de ação social transformadora da CNBB Norte 2. Que seu coração sinta este chamado à sensibilidade, solidariedade, profetismo, misericórdia, espiritualidade libertadora e missionariedade.

            Por isso, desejamos com esta Campanha, incentivar o engajamento de novos voluntários para auxiliar no serviço pastoral de ação social transformadora da CNBB Norte 2. Que seu coração sinta este chamado à sensibilidade, solidariedade, profetismo, misericórdia, espiritualidade libertadora e missionariedade.

            Para cadastrar-se como voluntário(a) e auxiliar no serviço da CEPAST espera-se, prioritariamente,  que: tenha iniciação à vida cristã e experiência pastoral, disponha de carga horária semanal de 4h, tenha ensino Superior (concluído ou em curso),  possua afinidade com as causas sociais da Comissão e possua conhecimentos básicos de informática.

            Motivamos, de modo especial, os(as) alunos(as) dos cursos de graduação (licenciatura/ bacharelado) de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Medicina, Enfermagem, Assistência Social, Letras, Comunicação, Música, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia, História, Biologia, Pedagogia e áreas afins.

            Os interessados precisarão preencher o termo de voluntariado e ao final do tempo estabelecido, receberão um certificado. Para maiores informações, entre em contato conosco pastoralsocial@cnbbn2.org.br telefone: 32660055/ (91) 982637814.

Faça esta experiência solidária, venha ser um(a) voluntário(a) na CNBB!