A DOUTRINA SOCIAL NA CATEQUESE: ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS E PASTORAIS (Parte 12)

por Dom Antônio de Assis Ribeiro

Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém do Pará

Introdução:

A exigência do Amor a Deus e ao próximo deve ser apresentada aos catequizandos insistentemente durante todas as fases da catequese. A doutrina social da Igreja deve ser assimilada pelos catequizados, mas isso depende da mentalidade dos catequistas. Esse processo de assimilação é lento, progressivo e só poderá ser efetivado através de atividades e experiências socioeducativas e pastorais que oportunizem aos catequizandos um crescimento na compreensão da dignidade humana e assim, serem sensíveis para assumirem atitudes concretas em prol dos outros.

A Iniciação à Vida Cristã, com suas diversas dimensões e fases, deve também favorecer aos iniciantes a experiência do serviço da Igreja na promoção do Reino de Deus, pois a meta dessa dinâmica experiência catequética é a formação integral do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, sendo “sal e luz do mundo”, capaz de ser significativo para a Igreja e a sociedade.

A consciência da dimensão social da fé e da caridade não pode ser esquecida.  O processo de compreensão e assimilação da doutrina social da igreja não acontece através de discurso simplesmente, mas sobretudo, por meio de experiências pastorais que possibilite o direto contato com as carências humanas. O processo de sensibilização da consciência dos catequizandos passa pelos olhos, pés e mãos antes de chegar à mente e o coração. Diz o ditado popular que:  “o que os olhos não veem, o coração não sente”! Os aspectos cognitivo, afetivo e moral da catequese, devem ser continuamente integrados.

  1. Catequese e sensibilidade humana

Os discípulos de Jesus foram por ele formados a partir do direto contato com os clamores humanos. Os doze foram sendo formados acompanhando Jesus em sua missão de promoção do Reino de Deus. Não foram formados numa sala, nem dentro de uma sinagoga.

Quando ao longo do processo catequético não há a preocupação com a dimensão social da formação do discípulo de Jesus, corre-se o perigo de se promover pessoas religiosas marcadas pela frieza, indiferença, insensibilidade, doutrinalismo, ritualismo, intimismo, intolerância, comodismo, individualismo e isolamento. Tais características, devem estar longe do verdadeiro perfil do discípulo de Jesus Cristo. A primeira preocupação dos catequistas deve ser aquela de favorecer aos catequizando o exercício da Caridade.

Desde cedo os catequizandos devem ser treinados na consciência de que a fé, uma vez assimilada, deve causar impacto na vida concreta: nas escolhas pessoais, no relacionamento na famílias e com os amigos, diante dos problemas sociais. O ideal de santidade não deve ser intimista, mas deve ter como desafio a imitação dos gestos e das atitudes de Jesus Cristo.

Na catequese, as atividades sociais desempenham um papel muito importante, pois permitem que os catequizando se conheçam melhor, percam o mêdo e a timidez, criem laços de amizade, amem a Igreja como sua família, percebam a diversidade de atividades eclesiais e modos de viver a fé; tomem consciência das carências humanas e sintam a necessidade de serem pessoas úteis, voluntárias, generosas, comprometidas com a promoção do Reino de Deus.

  1. Possíveis atividades:

Vejamos algumas atividades socioeducativas que podem contribuir com o processo de assimilação da doutrina social da Igreja na catequese:

  1. Promover dinâmicas de “quebra-gelo”, ou seja, ações interativas que possam levar os educandos a crescerem no processo de proximidade entre si estimulando-os ao mútuo conhecimento e a amizade.
  2. Oferecer atividades reflexivas e tarefas concretas, de modo que possam se confrontar com a realidade familiar e social podendo depois compartilhar a experiência com os colegas.
  3. Apresentar as diversas atividades pastorais e compromissos sociais da paróquia, sobretudo, através de testemunhos daqueles que já estão engajados e comprometidos apresentando o que fazem e sua alegria em poder servir a Igreja.
  4. Promover atividades solidárias como arrecadação de alimentos para doação, visitas a asilos, abrigos, visita a doentes, participação em campanhas de ajuda e Campanha da Fraternidade.
  5. Meditar com os catequizandos sobre a significatividade de símbolos como o sal, a luz, fermento, árvore frutífera, galho seco etc.
  6. Apresentar aos catequizandos os direitos fundamentais da pessoa humana através de jograis, jogos, teatro etc. Refletindo com eles sobre o sentido da sacralidade da vida humana.
  7. Proporcionar aos catequizando a experiência da leitura orante, explorando textos específicos sobre a bondade a caridade a solidariedade presentes nos evangelhos, por exemplo: a parábola do Bom Samaritano, o Rico e Lázaro, Jesus entre os pobres e doentes etc.
  8. Estimular entre os catequizandos o crescimento na experiência da liderança; isso pode ser possível através da promoção de atividades de grupo a ser partilhada.
  9. Fazer sínteses e esquemas dos documentos do magistério da Igreja na área social e apresentar aos catequizandos. Essa apresentação deve ser criativa e em grandes linhas, como através de frases, palavras, símbolos.
  10. Favorecer aos catequizandos a experiência de encontro com moradores de rua, estrangeiros, pobres, doentes, idosos… Para estimular-lhes a reflexão sobre a importância da solidariedade, da bondade, compromisso ético e tudo o que os leve a refletir sobre vulnerabilidade da nossa vida.
  11. Motivar e organizar com os catequizandos reflexões e atividades por ocasião de festas cívicas e sua relação com a fé cristã como: dia do índio, abolição da escravidão (13 de maio), consciência negra, dia da amizade, dia de combate e exploração sexual, dia da pessoa idosa etc.
  12. Apresentar aos catequizandos a história de personalidades ilustres que deram grande exemplo de sensibilidade humana, através de filmes, como, Ir. Teresa de Calcutá, Frei Damião de Veuster, Mahatma Gandhi, Ir. Dulce dos pobres, Martin Luhter King, desenhos animados educativos… Fazer um cineforum.
  13. Promover rodas de conversas, debates, e pesquisas sobre problemas sociais e a vida de Jesus Cristo.
  14. Aproveitar a ocasião da Jornada Mundial dos pobres para a organização de atividades extraordinárias de solidariedade; pode ser um compromisso antecipado. Nessa mesma linha está também a campanha do Natal sem fome.
  15. Favorecer a promoção do Oratório festivo para os catequizandos. Trata-se do desenvolvimento de atividades socioeducativas através de atividades esportivas, lúdicas e artísticas; a dimensão lúdica é muito importante na catequese; o oratório proporciona espaço de convivência, exercício de liderança, fortalecimento dos vínculos de amizade; mas não deve ser confundido com “manhã e tarde alegre”. O oratório para ser uma experiência educativa deve ser constante, seja semanal ou diário.

PARA A REFLEXÃO PESSOAL:

  1. Como está a sensibilidade social dos adolescentes e jovens da sua paróquia?
  2. Qual são as consequências de uma catequese doutrinalista e intimista?
  3. Quais outras experiências socioeducativas são possíveis na catequese?

Artigos Anteriores

Artigo: Áreas missionárias: passos, desafios e compromissos (III parte)

Introdução: Nossa reflexão sobre as Áreas Missionárias desta edição nos leva a falar sobre os passos que são efetivados para a criação e o desenvolvimento das mesmas. Trata-se de um processo! A evangelização pressupõe um caminho! Nada na evangelização é automático e...

Artigo: Estímulos da vida do Beato Carlo Acutis

Introdução Jesus Cristo convocou seus discípulos à santidade dizendo-lhes: “sejam perfeitos como o Pai de vocês que está nos céus é perfeito” (Mt 5,48). Apresentou ainda para seus discípulos o caminho da santidade quando falou das bem-aventuranças. As bem-aventuranças...

Artigo: Por que um Círio diferente?

Foto de capa: Leonardo Monteiro   Introdução O ano 2020 nunca será esquecido. Ficará registrado na história da humanidade como um ano marcado por um profundo sofrimento de proporção mundial, com milhões de mortes, impacto econômico, abalos políticos, crise...

Artigo: Setembro, Mês da Bíblia – Jovens e as Virtudes (Parte 2)

Introdução Continuando nossa reflexão sobre os jovens na Bíblia, perceberemos o grande carinho com que são apresentadas muitas figuras juvenis; exemplos de jovens cheios de virtudes nos mais variados contextos e circunstâncias.   Isso significa que na bíblia os jovens...

Artigo: Setembro, Mês da Bíblia – Os jovens na Bíblia (Parte 1)

Introdução A Bíblia não é uma enciclopédia de temas na qual cada realidade é descrita organicamente. A Bíblia é o livro da história do dinamismo na fé de um povo e também da história de um povo de fé. Nessa história encontramos a totalidade das dimensões humanas...

Artigo: Setembro: Mês da Bíblia (parte 1)

Introdução   No mês de setembro somos chamados a dar especial atenção à Palavra de Deus. Quase todos os anos, em nossas comunidades, a Bíblia sempre recebe especial cuidado. Em algumas comunidades até promovem um folclórico rito dançante de aclamação ou acolhida à...

Artigo: A Providência Divina nos educa

Introdução O profeta Oseias compartilha conosco a sua experiência da ternura de Deus. Visto que Deus é mistério, o profeta a vivenciou através do sofrimento. Todavia foi capaz de perceber o amor preveniente de Deus. Assim fala o Senhor: “Quando Israel era criança, eu...

Artigo: Ideologias defensoras do aborto e seus argumentos

Introdução Nos últimos dias a questão aborto voltou a ocupar espaço na mídia nacional. Para os autênticos católicos, discípulos de Jesus Cristo, o Senhor da Vida estamos diante de mais uma ocasião para o aprofundamento dessa delicada questão. Muitas são as matrizes...

Artigo: O reconhecimento do chamado de Deus

Introdução Já refletimos sobre a importância da questão vocacional afirmando que ela traz consigo o inevitável compromisso com o sentido da vida e a felicidade pessoal. Deus que nos deu a vida nos chama à felicidade abraçando uma vocação específica. Portanto quando...

Artigo: O Pai como Bom Pastor dos seus filhos

Introdução A passagem comemorativa do dia dos pais é uma oportuna ocasião para refletirmos sobre a identidade e a missão deles. Infelizmente são muitos os lares que não contam com a figura do pai, de modo que os filhos crescem na ausência dessa importante referência...

Artigo: A importância da questão vocacional

Introdução Iniciamos o mês de agosto e, com ele, temos todos os anos um permanente convite à reflexão sobre a importância do tema “vocação”. Trata-se de um assunto de fundamental importância; mas para que alguém o reconheça se pressupõe que tenha fé em Deus. Fé e...

Artigo: Juventude, evangelização e mídias digitais

Introdução Continuemos a reflexão sobre a questão da evangelização e as mídias digitais. Desta vez abordemos a grande sensibilidade dos jovens e sua contribuição para a evangelização através das mídias digitais. Visto que a evangelização é um dinâmico processo de...

Artigo: Estatuto da Criança e do Adolescente: 30 anos de luta

Introdução “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (...), a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”. Eis uma parte do artigo...

Artigo: A Igreja e seus fiéis nativos e imigrantes digitais

Introdução Na reflexão anterior abordamos o tema das mídias digitais e a evangelização. Continuemos o mesmo assunto, mas dessa feita olhando para a sensibilidade do mundo juvenil e a grande contribuição que os jovens podem dar e já estão dando à evangelização, usando...

Artigo: Evangelizar através das Mídias Digitais

Introdução A missão da Igreja é essencialmente comunicar o Evangelho a todos os povos, nos seus mais variados contextos e situações, para que se abram à fé e vivam de acordo com os valores do Reino de Deus. A comunicação do Evangelho acontece, antes de tudo, através...

BASE CRISTOLÓGICA DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA NA CATEQUESE (Parte 5)

Artigo semanal de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém.

FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (Parte 3)

Artigo semanal de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém.

A SIGNIFICATIVIDADE DA EXPERIÊNCIA DO VOLUNTARIADO

Artigo semanal de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém.

A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA E OS HORIZONTES DA CATEQUESE (Parte 2)

Artigo semanal de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém.

JMJ LISBOA 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) (Parte 1)

Artigo semanal de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém.