por Arquidiocese de Santarem
A Arquidiocese de Santarém realizou neste fim de semana, 1º e 2 de julho, o I Seminário de Turismo e Comunidades Tradicionais, no Seminário São Pio X, marcando oficialmente a implantação da Pastoral do Turismo (Pastur) na Igreja Particular de Santarém. Nesse primeiro momento, dois núcleos serão implantados: na Catedral de N. Sra. da Conceição, Sé metropolitana, na Paróquia N. Sra. da Saúde, vila de Alter do Chão. A iniciativa ocorreu em parceria com a Pastoral do Turismo Nacional e contou com a presença do arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, de lideranças leigas, turismólogos, jornalistas, lideranças comunitárias, padres e profissionais ligados ao turismo.
Na abertura oficial do evento, o arcebispo fez uma reflexão a partir da temática do Seminário, “A formação da Pastoral do Turismo à luz do Evangelho em busca do turismo responsável”. Ele destacou que “falar do turismo significa referir-se à realidade da mobilidade humana, que tem em seu centro a pessoa humana”.
O arcebispo destacou ainda que a “Pastoral do Turismo deve inserir-se na pastoral ordinária da Igreja e coordenar-se com outros setores. O lugar onde ela se desenvolve é a comunidade local”. E acrescentou: “No campo do turismo são imensas as possibilidades. Partindo da parábola do Bom Samaritano, acolhe-se o outro e procura-se responder às suas necessidades, porque nele vemos Jesus Cristo. No encontro das pessoas de todas as crenças, experimentamos o quanto somos todos irmãos, e assim podemos rezar juntos e trabalhar pela unidade”.
Dom Irineu que também é o bispo referencial da Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressaltou que: “A Pastoral do Turismo, que ora estamos construindo nesta cidade de Santarém e região, deve ser um agente catalisador de iniciativas de formação advindas das mais variadas frentes e, ela mesma, deve ser formadora de mentalidade no turista, no profissional do turismo, no empresário do setor e nas autoridades, para neutralizar as ações contrárias a uma autêntica prática do turismo”.
O Seminário prosseguiu com uma roda de conversa onde foram destacadas as perspectivas do turismo religioso na Arquidiocese de Santarém, abordada pelo vigário da comunidade N. Sra. das Graças e da Catedral, padre Sidney Canto; sobre o turismo como ferramenta de sustentabilidade e rentabilidade para a vila de Alter do Chão, aprofundada pelo pároco da Paróquia N. Sra. da Saúde, da vila de Alter do Chão, padre Valdson Nunes; e a gestão pública planejada para o turismo de respeito e qualidade em Santarém, apresentada pelo secretário municipal de turismo, Alércio Cardoso.
Ainda no encontro, a turismóloga Janes Jaques, da Pastoral do Turismo de Belém, ministrou a formação “Pastoral do Turismo e suas áreas de atuação”. Ela ressaltou aos participantes as recomendações de organização para se implantar a Pastoral do Turismo numa diocese, e elencou alguns pontos, como a formulação de critérios pastorais e ser proposto ações para desenvolver; apresentar a visão cristã do turismo; ter um acompanhamento dos trabalhadores do turismo; ser contra o turismo predatório. Além disso, também abordou o que cabe à esta pastoral. Isso inclui a acolhida aos turistas; viabilizar missas na língua dos turistas; propor meios para que os turistas, mesmo de modo temporário, possam inserir-se na comunidade; dentre outras diversas ações.
Capacitação
Os participantes também receberam capacitação na “Formação de agente pastoral: as contribuições do trabalho voluntário para o turismo”, mediada por Mônica Souza, turismóloga e Guia de Turismo, membro da Pastur de Belém; na “Acolhida e Comunicação”, conduzida por Joyce Freitas, turismológa e membro da Pastur de Belém.
Visitas técnicas
Ainda na programação, os participantes tiveram três visitas técnicas: no sábado,01, foi no Centro de Artesanato Cristo Rei, onde tiveram a oportunidade conhecer os materiais produzidos por comunidades de Santarém, o modo de funcionamento do local, aspectos culturais; no domingo, 02, as visitas foram à Catedral Metropolitana e ao Museu de Arte Sacra. Na Igreja Mãe, foram mostrados os aspectos históricos e religiosos: a igreja, que é o prédio mais antigo da cidade; o crucifixo que foi doado por Von Martius; as imagens antigas de Nossa Senhora da Imaculada Conceição feitas em madeira. Já no museu, que fica ao lado da Catedral, contém diversas imagens e objetos sacros antigos, como sinos, ostensórios, vestes litúrgicas de bispos, jóias que pertenceram aos bispos Dom Amando Bahlmann e ao Dom Tiago Ryan.
Encantos do Maicá
Ainda na programação do Seminário foi apresentado o projeto Encantos do Maicá, que desenvolve Turismo de base comunitária, coordenado pelo jovem William Teixeira. A iniciativa começou em maio de 2021 e envolve os comunitários do bairro Pérola do Maicá, em Santarém. São parceiras neste projeto, as Pastorais Sociais, a Pastoral da Juventude e o Conselho Pastoral dos Pescadores da Arquidiocese.
Propostas de ação
No Seminário, os participantes puderam contribuir apresentando propostas de ação da Pastur na Arquidiocese de Santarém. A escolha das sugestões será numa reunião agendada para o dia 22 de julho, na Catedral Metropolitana.
O Seminário de Turismo encerrou com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Irineu