TEMA “FAMÍLIA” É DESTAQUE NO RETIRO ANUAL DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM

por Aritana Aguiar/ Arquidiocese de Santarém

 colaboraram Giovanni Freire e Jarlisson Linhares / TV Encontro

O Clero da Arquidiocese de Santarém se reuniu de 18 a 21 de março, no Centro de Formação Emaús, para seu o Retiro Espiritual Anual. Este ano, a abordagem feita para cinquenta padres e religiosos foi sobre a Família. A pregação foi conduzida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Cascavel (PR) e bispo emérito de Montenegro (RS), Dom Paulo Antônio de Conto. Além dos padres arquidiocesanos, também participam sacerdotes da Congregação do Verbo Divino, do Sagrado Coração Jesus e Carmelitas de Maria Imaculada, e seminaristas.

Dom Paulo Antônio afirmou que veio com muito amor e alegria pregar este retiro. “Estou refletindo coisas simples, primeiramente a família de sangue, como é importante todos nós olharmos para o pai, a mãe, os irmãos, vivos ou falecidos, entregar a nossa vida neste amor que é a família. E a partir da família de sangue, então, a família presbiteral. A família dos padres, a unidade, o amor, o carinho, celebrar com todos. A pior coisa é quando se rejeita alguém, se abandona, se fala mal. Que nós todos possamos, especialmente dentro do presbitério, amar a todos, querer bem a todos. E aí, vem toda uma palavra de construção, de uma vida nova, especialmente da misericórdia, um valor imenso que Jesus nos ensina, o perdão, a paz com todos”, declarou.

O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, ressaltou que este momento destinado aos padres, é para que possam crescer na espiritualidade e na vivência da fé, para um melhor serviço na evangelização. Ele salientou ainda, o fato de o retiro ocorrer antes da Semana Santa: “Para que os nossos presbíteros possam ter uma boa preparação espiritual, façam a experiência do arrependimento, da conversão na sua vida pessoal, para que depois possam voltar às suas paróquias e áreas pastorais, e celebrarem com o povo”. Dom Irineu acrescentou ainda que, durante o retiro ele dedica momentos de escuta para com os sacerdotes. “E assim a gente vai organizando a nossa arquidiocese para que ela possa ir pra frente sempre, com muita fé, esperança e amor”, finalizou.

O coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese, padre Auricélio Paulino, assegurou que este retiro anual é uma grande graça e um dom de Deus para os sacerdotes: “Estamos vivendo o retiro de diversas formas. O retiro tem um perfil que é muito importante, que é uma parada, um retirar-se, é um momento de silêncio, mas ao mesmo tempo é um momento de confraternização, um momento de unir todo o presbitério de nossa arquidiocese e colocar os olhos fixos em Jesus”.

Padre Raphael Filho, membro da Pastoral Presbiteral, enfatizou que esse encontro traz um revigoramento no trabalho pastoral. Primeiramente, segundo ele, contribui para estreitar o laço de família, conforme afirma Dom Paulo: “Nós somos uma família presbiteral, e estarmos juntos neste espaço, para focar nossa experiência de comunidade presbiteral e de oração, ajuda a gente a tomar fôlego”.

O encontro iniciou na última segunda-feira com a Santa Missa e seguiu até o meio-dia de quinta-feira. Ainda ontem (21) às 19h, na Catedral Metropolitana, os padres estiveram na Missa dos Santos Óleos, onde também renovaram suas promessas sacerdotais, marcando o encerramento do Retiro Espiritual.

 

Notícias

ARQUIDIOCESE DE BELÉM CELEBRA O DIA DE SANTA TERESINHA

por Ascom/ Arquidiocese de Belém A Igreja Católica celebra no dia 1° de outubro, Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões e doutora da Igreja. Na Arquidiocese de Belém, as homenagens são realizadas no Carmelo, em Benevides, e nas paróquias dedicadas à...

JESÚS MARÍA LÓPEZ MAULEÓN: TESTEMUNHO E DESAFIO

por Alfonso J. Dávila Lomelí, OAR / Vida Nova Digital A Amazônia não é uma periferia distante. É um espelho que devolve à Igreja universal uma imagem de comunhão, escuta e compromisso que interpela. Assim viveu Jesús María López Mauleón, agostiniano recoleto e bispo...

COMISSÃO PRÓ-VIDA ARQUIDIOCESANA CELEBRA O MÊS DA VIDA E DO NASCITURO

i por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese A Comissão Pró-Vida da Arquidiocese de Santarém prepara uma programação especial para celebrar o Mês da Vida e do Nascituro. Será de 2 a 27 de outubro com momentos de oração e reflexão em defesa da vida. Nesse período, haverá...