VII JORNADA MUNDIAL DOS POBRES: «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4,7)

por Dom Antônio de Assis Ribeiro

Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém do Pará

Neste ano 2023, a Igreja celebra a VII Jornada Mundial dos Pobres. É sempre uma ocasião oportuna para a nossa reflexão sobre a dignidade humana e a promoção da cultura da solidariedade. Cada ano o Papa Francisco nos apresenta um tema para ser aprofundado trazendo em sua mensagem muitas inspirações e estímulos para a ação concreta em nossas comunidades, paróquias e instituições nos mais variados contextos pastorais e institucionais. O tema deste ano nos convida a refletir sobre o mal da indiferença. Recordemos, sinteticamente, as ideias principais desta mensagem.

  1. A celebração do Dia Mundial dos Pobres é sinal fecundo da misericórdia do Pai na vida das comunidades que progressivamente está se radiando na vida pastoral da Igreja, fazendo-a descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho. O compromisso de acolhimento dos pobres é o ponto de partida. A recomendação de Tobite a seu filho Tobias “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4,7) serve também para a Igreja.
  2. Essa frase está dentro de um contexto familiar. O velho Tobite, sabendo que seu filho empreenderia uma longa viagem, temendo não mais vê-lo, deixa-lhe o seu «testamento espiritual». Essas palavras são confirmadas pelo testemunho de fé, sensibilidade e bondade de Tobite. Tobias é convidado, não só a não ser indiferente, mas também a praticar boas obras, promover a justiça, dar esmolas conforme suas posses, evitar todos os dias os caminhos da injustiça (cf. Tb 4,5-7).
  3. O Papa Francisco nos convida a alimentar a nossa vida espiritual para que sejamos sensíveis e capazes de promover a justiça com gestos concretos. Na base de tudo está a importância da família que educa e testemunha a solidariedade. Pais sensíveis e solidários educam seus filhos para a compaixão. A fonte da força da coragem, perseverança e sensibilidade para com o próximo, por parte de Tobite, estava na sua fidelidade à Lei de Deus. A Palavra de Deus nos educa a “ir ao encontro de todo o pobre e de todo o tipo de pobreza, sacudindo de nós mesmos a indiferença e a naturalidade com que defendemos um bem-estar ilusório”.
  4. “Vivemos um momento histórico que não favorece a atenção aos mais pobres”. Hoje, imersos no meio de um mundo com tanta dispersão e barulho, somos tentados a não ouvir e nem perceber os clamores dos pobres e das muitas formas de pobreza.  “A realidade virtual sobrepõe-se à vida real”; a pressa, companheira diária da vida, impede de parar, socorrer e cuidar do outro. Assim, acabamos por delegar a outros a tarefa da solidariedade; mas “oferecer dinheiro para que outros pratiquem a caridade é um gesto generoso; envolver-se pessoalmente é a vocação de todo o cristão”.
  5. Todavia, demos graças a Deus, porque há tantos homens e mulheres que vivem a dedicação aos pobres e excluídos e partilha com eles; pessoas de todas as idades e condições sociais que praticam a hospitalidade e se empenham junto daqueles que se encontram em situações de marginalização e sofrimento. São pessoas simples, sensíveis aos mais pobres, mas capazes de acolher, escutar, dialogar, compreender, aconselhar estimulando processos de mudança.
  6. Neste ano celebramos os 60º anos da Encíclica Pacem in terris, é urgente retomar as palavras do Santo Papa João XXIII quando escrevia: «O ser humano tem direito à existência, à integridade física, aos recursos correspondentes a um digno padrão de vida: tais são especialmente a nutrição, o vestuário, a moradia, o repouso, a assistência sanitária, os serviços sociais indispensáveis; a pessoa tem também o direito de ser amparada em caso de doença, de invalidez, de viuvez, de velhice, de desemprego forçado, e em qualquer outro caso de privação dos meios de sustento por circunstâncias independentes da sua vontade» (PT, 11).
  7. Constatamos, infelizmente, ainda hoje muitas formas de pobreza. Por exemplo, as populações que vivem em cenários de guerra, as crianças privadas dum presente sereno e dum futuro digno, a desordem ética no mundo do trabalho.
  8. Outros males, atingem o mundo juvenil. “Quantas vidas frustradas e até suicídios de jovens, iludidos por uma cultura que os leva a sentirem-se «inacabados» e «falidos». Ajudemo-los a reagir… É fácil cair na retórica estatística quando se fala dos pobres; mas os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. “São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles. O Livro de Tobias ensina-nos a ser concretos no nosso agir com e pelos pobres”.
  9. “Que a nossa solicitude pelos pobres seja sempre marcada pelo realismo evangélico”. Para isso é preciso: coração aberto, atenção às necessidades concretas do outro, “discernimento, sob a guia do Espírito Santo, para distinguir as verdadeiras exigências dos irmãos do que constitui as nossas aspirações”. «Somos chamados a descobrir Cristo neles” (Evangelii Gaudium, 198).
  10. Este ano completam-se 150 anos do nascimento de Santa Teresa do Menino Jesus. Numa página da sua “História de uma alma”, deixou escrito: «Compreendo agora que a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, em não se escandalizar com as suas fraquezas, em edificar-se com os mais pequenos atos de virtude que se lhes vir praticar; mas compreendi, sobretudo, que a caridade não deve ficar encerrada no fundo do coração” (Manuscrito C, 12rº: História de uma alma, Avessadas 2005, 255-256). Nesta casa comum, o mundo, todos têm direito de serem iluminados pela caridade, ninguém pode ser privado dela.

PARA A REFLEXÃO PESSOAL:

  1. Como você percebe a “cultura da indiferença” em nossa sociedade?
  2. Qual é a importância da família para a promoção da cultura da solidariedade?
  3. Por que tantas vezes, nos desculpamos de fazer algo pelos mais pobres, apelando para nossa falta de dinheiro? E por que muitos pobres se dedicam ao voluntariado?

Artigos Anteriores

Artigo: Atitudes a cultivar para promover a comunhão

  Introdução          No texto anterior refletimos sobre algumas das nossas fragilidades que geram obstáculo e até nos impedem de sermos sujeitos promotores da experiência da comunhão. Os pecados capitais se opõem ao dinamismo da caridade e por isso naturalmente...

Artigo: Nossas fragilidades e o desafio da comunhão (5)

  Introdução A comunhão da Igreja é dom de Deus e, ao mesmo tempo, é responsabilidade de cada fiel. A experiência da comunhão, portanto, pressupõe não somente a graça da fé, mas também um profundo comprometimento do sujeito, pois sem o esforço pessoal não será...

Artigo: Formamos um só corpo: a teologia do corpo eclesial (4)

Introdução Continuando a catequese sobre a Comunhão Eclesial, reflitamos sobre uma das mais significativas metáforas usadas por São Paulo, aquela em que ele compara a Igreja como um corpo. Vale a pena recordarmos o que diz o apóstolo. “Num só corpo há muitos membros,...

Artigo: A Igreja é una por sua essência, vocação e missão (parte 3)

Introdução A Igreja, povo de Deus, é um mistério marcado pela unidade, diversidade e comunhão. Na Encíclica Ecclesiam Suam (N.16), o Papa Paulo VI, nos convida a refletir sobre esse mistério para que possamos descer às suas consequências práticas nos mais variados...

Artigo: São Paulo e a Comunhão Eclesial

Introdução Apesar das fragilidades internas presentes no grupo dos Doze, Onze compreenderam a essência da exigência da Comunhão e suas consequências. Lamentavelmente aquele que nada assimilou traiu o Mestre e, por orgulho, rompeu com a Igreja, isolou-se, saiu para...

Artigo: Jesus Cristo e a insistência sobre a comunhão

Introdução A região Amazônica é um enredado de teias, que se entrelaçam em histórias, riquezas, cores e sabores, formando um imenso mosaico de culturas, de línguas, de povos e nações, interligando conhecimentos milenares e projetos de vida que foram interrompidos...

Artigo: A espiritualidade pascal: A experiência da comunhão fraterna

Introdução Continuando a reflexão sobre o aprofundamento da espiritualidade Pascal, queremos desta vez refletir sobre a comunhão fraterna como consequência imediata da fé no Ressuscitado. A experiência da comunhão é uma exigência fundamental para aqueles que querem...

Artigo: A espiritualidade pascal: A força animadora da paz

Introdução A celebração da Páscoa também nos remete à experiência da Paz; é uma das suas mais profundas consequências. Segundo o livro do Êxodo, a situação em que vivia o povo hebreu no Egito era dramática. Explorados no trabalho forçado, viviam um pesadelo, com a...

Artigo: Espiritualidade pascal: A força provocadora da conversão

Introdução Seguindo as narrações dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos, outra consequência da fé no Ressuscitado é a experiência da conversão. A fé no Ressuscitado gera radical mudança de vida: atitude de reconhecimento dos males (a falta de fé, a ignorância, a...

Artigo: Espiritualidade Pascal: a força do kerigma

Introdução Desejo continuar o processo de reflexão sobre as características da espiritualidade da Páscoa que começamos ano passado. Recordemos os temas já tratados: a Páscoa é geradora e promotora da vida nova; a Páscoa é fonte de alegria e otimismo; a Páscoa é a...

Artigo: Sentido, mensagens e compromissos do Tríduo Pascal

Introdução A celebração do tríduo pascal constitui uma experiência de memória e profecia, onde passado e futuro se encontram no presente e ressignificam a vida do sujeito de fé. Por isso é tão importante o ato celebrativo. A participação em cada uma das celebrações do...

Artigo: O coração de pai de São José

Introdução Em comemoração aos 150 anos da declaração de São José como padroeiro universal da Igreja, pelo papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1870, o papa Francisco com a carta “Patris Corde” nos convida a celebrar em 2021 o ano de São José. Tendo como objetivo lhe...

Artigo: Campanha da Fraternidade: obstáculos para o diálogo

Introdução Há uma íntima relação entre fraternidade e diálogo; podemos dizer que não há verdadeira fraternidade onde não há o exercício do diálogo. A experiência da fraternidade exige a prática da comunicação. Sim, o diálogo é um exercício e um dos mais exigentes...

Artigo: Campanha da Fraternidade 2021: dialogar para promover a paz

Introdução: Após refletirmos sobre as exigências da quaresma e a conversão, com suas múltiplas consequências, falamos agora da necessidade da experiência do crescimento na fraternidade. De fato, não há conversão sem fraternidade e, por outro lado, esse deve ser um...