por Dom Antônio de Assis Ribeiro
Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belém do Pará
Introdução
Nesta semana, de 26 a 31 de julho, acontecerá em 17 dioceses de Portugal os “Dias nas Dioceses” (DND) que consiste numa programação de acolhida de grupos de jovens do mundo inteiro nas Dioceses para uma experiência de conhecimento, integração e intercâmbio de vida eclesial. Em geral, os jovens são acolhidos por famílias, nas estruturas paroquiais e públicas em vista de proporcionar-lhes uma experiência profundamente afetiva e de envolvimento pastoral na realidade da Igreja anfitriã. Essa experiência sempre acontece na semana que precede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A JMJ não é somente um mega conjunto de eventos para jovens de todas as partes do mundo, mas também é uma oportunidade para que os visitantes possam conhecer mais profundamente a realidade sociocultural do povo do país anfitrião através da experiência de alguns dias de convivência em famílias e de eventos pastorais nas paróquias. Os jovens acolhidos nas famílias sempre contam maravilhosas experiências vividas e, daí nascem amizades que, em muitos casos, perduram no tempo.
O tema da JMJ de Lisboa é “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39). Há meses, com o envio da mensagem do Papa Francisco para a JMJ 2023, os jovens foram incentivados a lerem e a estudá-la no processo de preparação. Os jovens que vão preparados espiritualmente, tem a oportunidade de aproveitar com mais profundidade as atividades da JMJ. Considerando a importância desse tema para os jovens, apresento-lhe em dois textos alguns comentários dessa mensagem para a pastoral juvenil.
- “Maria levantou-se”
Os jovens cristãos católicos ou não que participam da JMJ, estão sendo convocados pelo Papa Francisco a despertar para a vida, a levantarem-se do comodismo e de muitos males e serem missionários de outros jovens. O ato de se levantar significa tomar uma decisão; Maria é uma jovem decidida.
Essa decisão estava dentro do contexto do seu discernimento vocacional, que colocando-se a serviço do Senhor, lhe exigiria disponibilidade para estar a serviço do Plano da Salvação da humanidade. A atitude de levantar-se é uma consequência da consciência de ser a “serva do Senhor”; o bom servo está sempre de prontidão, em alerta.
Aquele que se encarnou para salvar a humanidade, ainda no ventre de Maria, começa a sua missão indo ao encontro da frágil e pobre Isabel, através de Maria. Jesus Cristo, o missionário de Deus Pai, vai ao encontro dos mais pobres, tendo como “veículo condutor” o útero de Maria; todas as vezes que nós nos decidimos ir ao encontro dos mais pobres e necessitados, nos tornamos veículos portadores de Jesus para que os outros possam se encontrar com Ele; essa é a mais linda experiência missionária: levar Jesus aos outros através da nossa presença, da Palavra de Deus, da nossa alegria, Esperança, compreensão, reflexão, ajuda, do nosso conselho, carinho, serviço!
O verbo levantar-se tem muitos sentidos ao longo da Sagrada Escritura: levantar-se é muito mais do que pôr-se de pé; quer dizer também despertar para a vida, assumir uma missão, ressuscitar, reagir diante das dificuldades, mostrar as próprias convicções, tomar uma atitude de liderança, manifestar a própria coragem e enfrentar desafios.
- Maria é uma jovem protagonista
Levantar-se é assumir a própria subjetividade, ter uma postura pessoal, revelando-se sujeito da própria vida, da própria existência, da sua história! Quem não se levanta, está sentado ou deitado, quem não se levanta, padece, é espectador da realidade!
Para que uma pessoa possa levantar-se manifestando a própria subjetividade, precisa assumir seus recursos naturais, como a razão, a vontade, a liberdade, a consciência etc.; não usufruir desses recursos significa não dar sentido para a própria vida, é não ser dinâmico, é estar acomodado, doente, prostrado, no vício… A fonte do dinamismo de Maria que a provocou foi uma íntima e profunda experiência de Deus.
Olhando para Maria, os jovens de hoje são chamados a sair de toda e qualquer espécie de comodismo, de paralisia, anestesia, estacionamento existencial que não os deixa caminhar, tomar decisões, servir e viver com liberdade a própria vida! Por isso é tão necessária para eles a experiência da fé em Jesus Cristo.
A atitude de levantar-se de Maria, nos convida também a refleti-lo na dimensão social e eclesial; a sociedade é profundamente dinâmica porque a maioria dos cidadãos estão de pé; quem não está de pé, está à margem da sociedade; cada cidadão tem um papel importante na sociedade enquanto ser humano e cidadão; a mendicância contribui para o bem-estar da sociedade. Uma sociedade composta por indivíduos que estão sempre “deitados”, acomodados, à margem das responsabilidades, caminha para o fracasso ou para o seu subdesenvolvimento.
- A necessidade do testemunho de fé dos jovens
Na sociedade todos temos direitos e deveres, dessa forma cada um é chamado a dar a sua contribuição para a promoção da justiça e da Paz social. Uma sociedade que não tem sujeitos com espírito empreendedor, capazes de se levantarem e reagirem diante das dificuldades, dos problemas e desafios da realidade, não gozará de desenvolvimento e bem-estar. A irresponsabilidade, o egoísmo, a indiferença, o comodismo são males que contribuem profundamente para a pobreza e a miséria dos povos.
Na sociedade o bom cidadão e as instituições se levantam através da crítica, da ciência, de projetos sociais, de iniciativas inéditas etc. para transformar a história, dando respostas para os problemas humanos.
A Igreja é rica de dinamismo, porque é movida pelo Espírito Santo que tem como missão a promoção do Reino de Deus através do discípulo de Jesus Cristo. O Reino de Deus é ação conjunta do Espírito Santo e dos discípulos de Jesus Cristo. Por isso os cristãos não podem ficar parados; o próprio Jesus os animou a viverem de modo dinâmico, sendo “sal da terra e luz do mundo”. Sendo assim Jesus lhes disse: “brilhe a vossa Luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e deem Glória ao Pai que está nos céus” (Mt 5,16). Os jovens são portadores de muitas riquezas e são convocados a darem o testemunho da própria fé.
Os jovens discípulos de Jesus, são chamados a imitar o seu dinamismo de vida; ele estava sempre em pleno dinamismo promovendo o Reino de Deus: caminhando, visitando, acolhendo, curando as pessoas… Por isso certa vez, disse aos seus interlocutores: “o meu Pai trabalha sempre e por isso eu não posso parar” (Jo 5,17).
Para dar a certeza de que Ele era verdadeiramente o Messias esperado, mandou os discípulos de João Batista testemunhar aquilo que Ele estava fazendo: “Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho” (Mt 11,5).
Para os jovens o “levantar-se na Igreja”, significa assumir a própria missão de batizados, de discípulos de Jesus Cristo, pedras vivas, promotores do Reino de Deus, estando e engajados em alguma forma de responsabilidade dentro da Igreja em pastorais, grupos, movimentos, serviços etc. Ninguém tem desculpa para estar na Igreja como mero consumidor, espectador da realidade, como puro assistente!
PARA A REFLEXÃO PESSOAL:
- O que significa “levantar-se” para os jovens de hoje?
- O que leva os jovens, muitas vezes, a viverem prostrados, deitados, parados?
- Maria levantou-se e tomou um caminho. O que implica a decisão de levantar-se?
Artigos Anteriores
DOM ANTÔNIO ASSIS: A EDUCAÇÃO CATÓLICA E PREVENTIVIDADE (Parte 20 – Final)
Introdução O conceito de “educação preventiva” foi gestado a partir da reflexão crítica sobre muitos dramas humanos começando na Europa. No final do século XIX havia de modo geral em alguns países europeus uma grande preocupação para com a assimilação de lições...
DOM ANTÔNIO ASSIS: a educação católica no ensino superior (Parte 19).
A EDUCAÇÃO CATÓLICA NO ENSINO SUPERIOR (Parte 19) Introdução O perfil do Ensino Superior Católico está vinculado ao conceito de educação que a Igreja traz consigo, focado na dignidade da pessoa, na ciência em prol do desenvolvimento humano integral, inspirado nas...
Dom Antônio: Educação Católica: A DIMENSÃO ÉTICA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA (Parte 18)
Introdução A identidade da educação católica traz consigo um modo próprio de se expressar; uma das suas mais profundas características é a dimensão ética. Na verdade, há uma natural relação entre educação e ética porque o desenvolvimento humano pressupõe...
Dom Antônio: Educação Católica: A ESCOLA CATÓLICA E A PROMOÇÃO DAS SADIAS RELAÇÕES HUMANAS (Parte 17)
Introdução O contexto sociocultural em que vivemos desafia profundamente a educação católica para que não perca o seu fervor, brilho e identidade. O forte pessimismo nas múltiplas dimensões da vida pessoal e da sociedade constituem grandes desafios a serem...
Dom Antônio: Educação Católica: O Pacto Educativo Global e o impacto social da educação (Parte 16)
Introdução Continuemos a nossa reflexão sobre o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. Esse desafio nos estimula a aprofundar a dimensão social da educação que brota da consciência da missão de promoção do Reino de Deus. A educação católica tem um...
Dom Antônio: Educação Católica: o Pacto Educativo Global e seus horizontes (Parte 15)
Introdução A Igreja, desde a sua fundação, sempre se mostrou muito sensível para com a educação. O ser humano é vocacionado, ou seja, chamado ao desenvolvimento integral e sem a promoção da educação, isso não é possível. A Igreja é educadora e sempre...
DOM ANTÔNIO ASSIS:EDUCAÇÃO CATÓLICA: Educar para o humanismo solidário (Parte 14)
Introdução Continuemos a nossa reflexão sobre o documento “Educar para o humanismo solidário”. Recordemos as principais ideias apresentadas anteriormente para podermos assim, continuar a reflexão sobre o referido texto. A base inspiradora desse documento é a...
DOM ANTÔNIO ASSIS:EDUCAÇÃO CATÓLICA: Educar para o humanismo solidário (Parte 13)
Introdução Em 2017, por ocasião da celebração dos 50 anos da encíclica Populorum Progressio (PP), sobre o desenvolvimento humano dos povos, escrita pelo Papa Paulo VI em 1967, a Congregação para a Educação Católica lançou um documento com o título...
DOM ANTÔNIO ASSIS: EDUCAÇÃO CATÓLICA: O educador, Bom Pastor dos seus educandos (Parte 12)
Introdução Encontramos na Sagrada Escritura uma abundância de referências sobre a figura do pastor e das ovelhas. A economia dos povos da bíblia era baseada na agricultura e na pecuária. Daí se entende a abundância de referências à figura das ovelhas,...
DOM ANTÔNIO ASSIS: EDUCAÇÃO CATÓLICA: Fraternidade e Educação – Texto Base Agir (Parte 11
Introdução A terceira parte do texto-base da Campanha da Fraternidade nos estimula a traduzir em ações concretas as provocações da realidade contida na primeira parte (o Ver) e as inspirações presentes no discernir (II parte). Por se tratar de uma realidade...
DOM ANTÔNIO ASSIS: FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO: Texto Base – Discernir (Parte 10)
Introdução O exercício da escuta é importante para a tomada de decisões em nossa vida. Mas para que o discernimento seja seguro, precisamos ser formados, pois a formação nos proporciona a assimilação de critérios e parâmetros que nos possibilitam analisar com...
DOM ANTÔNIO ASSIS: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Parte 9)
Introdução Estamos iniciando mais um tempo quaresmal e, com ele, somos chamados a promover a Campanha da Fraternidade (CF). O tempo quaresmal nos estimula à conversão, à melhoria de nós mesmos, e isso não é possível sem revermos a qualidade da nossa relação com os...
DOM ANTÔNIO ASSIS: Educação católica – Fundamento Cristológico. Jesus educador, por excelência (Parte 8).
Introdução Continuemos nossa reflexão sobre a identidade da educação católica centrando o nosso olhar sobre a pessoa de Jesus Cristo. O fundamento cristológico é determinante para a educação católica, porque Jesus Cristo é a pedra angular, o Mestre e o Senhor...
DOM ANTÔNIO ASSIS – EDUCAÇÃO CATÓLICA: fundamento bíblico, a contribuição dos profetas (Parte 7)
Introdução Foi muito significativa a contribuição dos profetas para a saúde religiosa, moral e política do povo de Israel. Eles foram profundamente sensíveis aos temas sociais; não só denunciaram problemas, mas foram propositivos nos ensinamentos, alertando,...
DOM ANTÔNIO ASSIS: Educação católica – Fundamento bíblico (parte 6).
Introdução A concepção de educação do ponto de vista bíblico depende do período histórico, do contexto sociocultural e de sujeitos específicos considerando suas responsabilidades. Há uma profunda relação entre a consciência de fé, com seus múltiplos...
DOM ANTÔNIO ASSIS – Educação católica: fundamento ético e antropológico (parte 5).
Introdução Para que possamos compreender a sensibilidade da Igreja Católica para com o mundo da educação precisamos mergulhar no universo da identidade do ser humano: quem é o homem, qual é a sua origem, qual é a sua vocação, em que consiste a sua dignidade, qual é a...
DOM ANTÔNIO ASSIS – Educação católica: princípios de fidelidade da educação católica (parte 4).
EDUCAÇÃO CATÓLICA: PRINCÍPIOS DE FIDELIDADE DA EDUCAÇÃO CATÓLICA (Parte 4) Introdução A Igreja Católica se interessa pela educação porque ela faz parte do processo de evangelização. Como já refletimos no primeiro artigo desta série, não existe profunda evangelização...
Dom Antônio Assis- Educação Católica: a identidade do educador (Parte 3)
Educação Católica: a identidade do educador (Parte 3) Introdução Refletindo sobre o binômio inseparável “evangelização e educação” nos deparamos com sérias consequências que devem caracterizar a educação católica. Sem esse cuidado não seremos capazes de...
Dom Antônio Assis: “Evangelizar educando e educar evangelizando – um binômio inseparável” (Parte 2).
"Evangelizar educando e educar evangelizando": um binômio inseparável (Parte 2) Introdução Continuemos a nossa reflexão sobre a relação entre Evangelização e Educação. Na primeira reflexão apresentamos a justificativa pela qual a Igreja se interessa pela...
Dom Antônio Assis: EVANGELIZAÇÃO E EDUCAÇÃO Parte 1
EVANGELIZAÇÃO E EDUCAÇÃO - Parte 1 Introdução Neste ano a Igreja do Brasil é chamada a renovar a sua atenção para com a educação. Temos dois fortes motivos que nos convidam a essa atitude. De um lado, temos a Campanha da Fraternidade deste ano que terá como...